playlist Music

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

BARRY ALTSCHUL's 3 DOM FACTOR – TALES OF THE UNFORESEEN (TUM Records)



Lançado pelo mestre baterista aos 70 anos, apresenta composições dele escritas ao longo de sua carreira, revelando um talento que não foi tão celebrado quanto seus trabalhos com Anthony Braxton, Paul Bley e Sam Rivers. Antes que, meramente refletindo suas realizações, Altschul, junto com o saxofonista Jon Irabagon e o baixista Joe Fonda, mantem a música soando nova com uma animada mistura de liberdade de pensamento e firme suingue. 

Para “Tales of the Unforeseen”, o trio foi para o estúdio sem nenhuma preparação e atuou livre (Altschul já realizou isto com Irabagon em seu álbum “Foxy” em 2010.) Parte deste álbum inclui duas músicas do repertório da banda, uma lenta e sensual leitura de “Ask Me Now” de Thelonious Monk e uma animada tomada de “Miracles” de Annette Peacock. Porém, esta apresenta alto calibre de improvisação livre. Os 26 minutos de “As the Tale Begins” inicia soando como se o trio estivesse trabalhando um tema. Fonda começa assentando uma fundação para o exploratório tenor de Irabagon. Um colapso dá o caminho para a prazerosa algazarra de rosnados, puxões e estalidos percussivos. Quando as coisas começam a fluir novamente, Irabagon desatrela agressivos grasnidos no sopranino.

“A Drummer’s Tale” deixa o líder ir sozinho, provando porque Altschul é um percussionista altamente estimado, primorosamente utilizando seu completo conhecimento, embora nunca   desviando para exibicionismo. A faixa de encerramento, “And the Tale Ends”, tem um pouco de designação incorreta, desde que não termine com um gradual desaparecimento. Eles provavelmente têm mais a dizer, mas é melhor uma saída em nota alta. 

Faixas: As the Tale Begins; A Tale of Monk: Ask Me Now; The Tale Continues; Annette´s Tale of Miracles; A Drummer´s Tale; And the Tale Ends.

Músicos: Barry Altschul : bateria, percussão; Jon Irabagon: saxofones tenor, soprano e sopranino, flauta; Joe Fonda: baixo.

Fonte: Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: