playlist Music

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

JOHN SCOFIELD – COUNTRY FOR OLD MEN



O mais recente projeto de John Scofield, um trabalho de standards de C&W, é cheio de surpresas, mesmo se seu conceito pareça superado para o guitarrista, cujo amor duradouro pelas raízes da música norte-americana não é segredo. Antes de se dobrar através do idioma que ele está explorando, como ele fez no exercício fecundo no gospel em “Piety Street”, de 2009, aqui, frequentemente, Scofield puxa suas escolhas dos clássicos do country para um pequeno grupo postbop.

Os resultados podem impressionar e causar perplexidade imediatamente. Porque, por instante, abdicam o temperamento genuíno da balada “I’m So Lonesome I Could Cry” em favor de furioso suingue e improvisação harmonicamente arranhada? Bem, por que não? Funciona, a maioria baseada na força da banda incomparável de Scofield: Larry Goldings, no órgão para esta parte, mas também ao piano em outras ocasiões; o baixista Steve Swallow, seus solos, do começo ao fim, um estudo em leve narração de estórias e o baterista Bill Stewart, provando, mais uma vez, que as dinâmicas sutis não têm que sacrificar a intensidade.

Ao ponto de você dar risadinhas da ingenuidade. A hostil e sofrida “Jolene” de Dolly Parton termina evocando Coltrane, refazendo “Greensleeves”. “Wildwood Flower” mantem a disposição em passo suave pretendido pela família Carter. Um arranjo astuto de “Red River Valley” impulsiona um rock and roll imperturbável em suingue em tempo médio, e “You’re Still the One” de Shania Twain uma concessão do álbum para o moderno pop de Nashville, traz à mente uma clássica interpretação de soul-jazz de um sucesso de R&B. É música tradicional norte-americana do início ao fim.

Faixas: Mr. Fool; I'm So Lonesome I Could Cry; Bartender Blues; Wildwood Flower; Wayfaring Stranger; Mama Tried; Jolene; Faded Love; Just a Girl I Used to Know; Red River Valley; You're Still the One; I'm an Old Cowhand.

Músicos: John Scofield: guitarra, ukulele (12); Steve Swallow: baixo; Larry Goldings: piano (1, 5-6); Hammond organ (2-4, 7-11); Bill Stewart: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Evan Haga (JazzTimes)

Nenhum comentário: