playlist Music

domingo, 18 de fevereiro de 2018

NILS LANDGREN – SOME OTHER TIME (ACT Music)



Aquecendo os calcanhares em sua aparição como convidado no funkeado “Live In Berlin (ACT Music, 2016) ” de Mo' Blow, o trombonista e cantor Nils Landgren paira sobre a Broadway com “Some Other Time”. Como o subtítulo esclarece, este é um tributo a Leonard Bernstein, um valioso e, às vezes, doloridamente bela homenagem.

Landgren está reunido à vocalista do The Manhattan Transfer, Janis Siegel, e pela excelente seção rítmica formada por Jan Lundgren no piano, Dieter Ilg no baixo e Wolfgang Haffner na bateria. The Bochum Symphoniker, conduzida pelo arranjador Vince Mendoza, junta-se em poucas faixas, incluindo "Overture: America”, uma introdução de 42 segundos que dá a errônea impressão que este álbum focará somente em West Side Story.

O brilho de Landgren, entonação suave e voz, frequentemente melancólica, ajusta-se, particularmente bem, aos números mais românticos. Falta o meio-tom agressivo que poderia ser dado em "Cool" como um degrau de ameaça, mas o engatinhar do ritmo que Lundgren, Ilg e Haffner estabelecem mais do que compensa. É algo sexy e levemente ameaçador ao mesmo tempo. Por outro lado, o vocal de Landgren em "Somewhere" é tão melancólico que traz uma lágrima aos olhos, uma vez mais, a performance empática da seção rítmica é soberba.

O toque do trombone de Landgren é constantemente prazeroso. Em "Maria", que obtém um fino arranjo de Mendoza, ele está suingando e agitado, em "Somewhere" seu toque é suave e amplo, em "Lucky To Be Me" seu solo é breve, mas repleto de charme humorado.

Siegel é uma escolha excelente como vocalista convidada para estas canções. Seu dueto com Landgren no arranjo de Mendoza para "Some Other Time" é a mais forte das aparições, mas seu solo vocal em "The Story Of My Life" e "Lucky To Be Me" a alcança em suprema beleza.

Se “Some Other Time” tem uma fraqueza, não é a escolha de alguns números menos conhecidos. A despeito dos arranjos de Mendoza, "A Quiet Girl" e a instrumental "A Simple Song", apesar de prazerosas, nunca realmente ganham vida, especialmente quando comparadas com o resto do programa.

Faixas: Overture: America; Some Other Time; Cool; Maria; Somewhere; The Story Of My Life; One Hand, One Heart; Something's Coming; Lonely Town; A Quiet Girl; Lucky To Be Me; A Simple Song.

Músicos: Nils Landgren: vocal, trombone; Jan Lundgren: piano; Dieter Iig: baixo; Wolfgang Haffner: bateria; Janis Siegel: vocal (2, 6, 8, 9, 11); Members of the Bochumer Symphoniker, conduzido por Vince Mendoza.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Bruce Lindsay (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: