playlist Music

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

PAT METHENY – THE UNITY SESSIONS (Nonesuch Records)



“The Unity Sessions” esforça-se para capturar as conexões, musical e extramusical, compartilhadas pelos membros do mais recente trabalho em grupo do guitarrista Pat Metheny, Unity Band: o saxofonista Chris Potter, o baixista Ben Williams, o baterista Antonio Sánchez e o tecladista/vocalista/multi-instrumentista Giulio Carmassi. Metheny queria documentar a harmonia musical e humana desenvolvida dentro de uma unidade, mas ele queria que o espectador experimentasse a dinâmica de perto, em vez de observação através de lentes distantes de um tradicional filme-concerto.

A tomada foi feita em um teatro de Nova York ao final da excursão do grupo em 2014, “The Unity Sessions” apresenta a banda atuando em uma sessão de duas horas sem audiência, em um palco escuro, iluminado de forma dramática. As câmeras alternavam entre ângulos da banda completa e tomadas compactas que capacita o observador a obter uma perspectiva intimista: focando nas mãos de Metheny, digo, ou oferecendo um ângulo fechado de Sánchez como se ele ouvisse e respondesse à música em torno dele.

Muito do material é tirado dos dois álbuns do grupo, o vencedor do Grammy de 2012, “Unity Band” e o de 2014, “KIN (<->) ”, e melódicas e ritmicamente caleidoscópicas composições são oferecidas por membros da banda, que têm ampla oportunidade para brilhar. Potter, em particular, serve como principal contraparte à Metheny, um papel similar ao que o tecladista único, Lyle Mays, exercia quando atuava no Pat Metheny Group. Metheny e Potter conduzem a incrementada “Roofdogs”, o dedilhamento das guitarras em “Rise Up” e o desenvolvimento lírico em “This Belongs to You”.

O trabalho também alcança pontos mais iniciais da carreira de Metheny. Potter coloca seu próprio selo em “Police People” da colaboração Metheny/Ornette Coleman em “Song X”; as jams da banda na folk-jazzy “Two Folk Songs” do “80/81” e a reviravolta de Metheny e Sánchez em “ (Go) Get It” do “Trio 99->00”, dentro de um dueto feérico entalhado no rock. Metheny encerra o espetáculo, tranquilamente, com um medley das favoritas do Metheny Group interpretadas ao violão. Uma entrevista com Metheny e companhia é oferecida como bônus.

Faixas: Adagia; Sign of the Season; This Belongs to You; Roofdogs; Cherokee; Genealogy; On Day One; Medley; Come and See; Police People; Two Folk Songs (#1); Born; Kin; Rise Up; Go Get It.

Músicos: Pat Metheny: guitarras elétrica e acústica, guitarra sintetizada, eletrônica e orchestrionics; Chris Potter: sax tenor e soprano, clarinete baixo, flauta, guitarra; Antonio Sánchez: bateria e cajón; Ben Williams: baixos elétrico e acústico; Giulio Carmassi: piano, flugelhorn, apitos, sintetizador, vocal.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Lucy Tauss (JazzTimes)

Nenhum comentário: