playlist Music

terça-feira, 27 de março de 2018

FOOD – THIS IS NOT A MIRACLE


“Food” alterou sua receita outra vez, e os resultados são deliciosos. O grupo de jazz experimental tem sido um quarteto e duo com convidados, e agora é uma espécie de trio. Os dois líderes e membros fundadores – o saxofonista britânico Iain Ballamy e o baterista/tecladista norueguês Thomas Strønen retornam com o oitavo álbum do grupo e o terceiro da banda pela ECM, “This Is Not a Miracle”. Todos os três músicos são creditados com “eletrônica”, e este é importante, para a música do “Food” contar com mais manipulações e alterações eletrônicas.

“This Is Not a Miracle” é um sonhador, efervescente e constante passagens de ondas oceânicas, galhos de árvores balançando ao vento. Raramente o casamento entre o acústico e o eletrônico parece tão natural. O saxofone de Ballamy é melancólico, quase recessivo, e a guitarra, teclados, percussão e eletrônica entrelaçam-se tão firmemente, que elementos desaparecem dentro um do outro. É uma guitarra, um piano elétrico ou um computador?. Não é inteiramente claro, e não importa. Apesar da música soar orgânica, a saliente pós-produção funcionando como um amplo papel nesta gravação. Segmentos foram “retalhados em partes e movimentados ao redor”, de acordo com Strønen. Bateria-e-baixo estão referenciados em músicas como “First Sorrow” e “Without the Laws”, considerando “Where Dry Desert Ends” com acordes com arpejos no Moog sobre notas longa de Ballamy sustentadas como um mix de música de filme de ficção científica, música eletrônica francesa e experimentações de Jan Garbarek. O toque melancólico de Ballamy contra a percussão eletronicamente assentada em “The Concept of Density”, sugere uma cena de filme transicional, e a justaposição de seu destacado estilo de sopro escandinavo com percussão eletrônica gélida em “Exposed to Frost” constitui o mais alto e melhor uso da jazztrônica.

Faixas: First Sorrow; Where Dry Desert Ends; This Is Not A Miracle; The Concept Of Density; Sinking Gardens Of Babylon; Death Of Niger; Exposed To Frost; Earthly Carriage; Age Of Innocence; The Grain Mill; Without The Laws.

Mùsicos: Thomas Strønen: bateria, eletrônica, percussão, Moog, Fender Rhodes;

Fonte: Steve Greenlee (JazzTimes)

Nenhum comentário: