playlist Music

sexta-feira, 2 de março de 2018

MARK MURPHY – LIVE IN ATHENS, GREECE (Harbinger)



É difícil imaginar vocalistas mais incompatíveis que Shirley Bassey e Mark Murphy, mas o guitarrista grego Spiros Exaras, o condutor da energia atrás deste trabalho em 2008, insiste nas notas para o disco que entre incontáveis apresentações com renomes internacionais apenas Bassey o encantou, assim como Murphy fez. A propósito, Murphy executou sua jornada em Atenas por três noites no Gazarte Club, e sua saúde foi rapidamente declinando. Notavelmente, está próximo do impossível detectar o sinal mais insignificante de fraqueza através dos 75 minutos da apresentação.

Soberbamente acompanhado por Exaras e dois gregos mais, o baixista George Georgiadis e o baterista Alex Drakos, e o pianista alemão Thomas Rueckert, Murphy está incendiário, alegremente exercitando sua imaginação ilimitada, inimitável estilo impulsiona-para e gênio interpretativo fora do comum. Mesmo quando ele vocifera como um soprar de charuto, sua admoestação é tecida sem emenda.

O repertório, todos de standards do jazz, é bem conduzido por Murphy, estendendo-se de “My Funny Valentine”, “Summertime”, “On Green Dolphin Street” e uma relaxada “Bye Bye Blackbird” para o seu querido Jobim, via um suntuoso entrelaçamento de “Inútil Paisagem” e “Dindi”. A sessão dura cerca de 45 minutos e alcança o seu ápice com Murphy alinhando sua melancólica “Miles” com uma prazerosamente desorganizada “Milestones”, reparada pela sua funkeada “Red Clay” de Freddie Hubbard.

Faixas: My Funny Valentine; All Blues; On Green Dolphin Street; Summertime; Autumn Leaves; When I Fall In Love/My One And Only Love; Bye Bye Blackbird; Miles; Milestones; On The Red Clay; Intuil Paisagem/Dindi.

Músicos: Mark Murphy: vocal; Spiros Exaras: guitarra; Alex Drakos: bateria; George Georgiadis: baixo acústico.

Fonte: Christopher Loudon (JazzTimes)

Nenhum comentário: