playlist Music

quarta-feira, 28 de março de 2018

OREGON – LANTERN (Cam Jazz)



Quando o Oregon apareceu na capa da edição de 10 de Outubro de 1974 da DownBeat, a plataforma de conteúdo da revista continha uma sinopse para leitores que não eram familiarizados com a banda: “Quatro ex-membros da Paul Winter Consort … abrange esta incomum banda acústica de câmara. A música deles é repleta de tranquilidade, beleza e liberdade de expressão …..”.  Esta descrição da música do Oregon ainda é adequada hoje. Aproximadamente, 50 anos depois após sua fundação, o quarteto ainda tem dois de seus membros originais:  o instrumentista de sopro, Paul McCandless e o guitarrista e tecladista Ralph Towner. Preenchendo o grupo estão o antigo baterista/percussionista Mark Walker e o baixista Paolino Dalla Porta, que se juntou ao grupo em 2015, mas está fazendo sua gravação de estreia como o Oregon neste maravilhoso álbum novo, “Lantern”. Todas as 10 faixas são composições inéditas, exceto uma bela interpretação da tradicional canção “The Water Is Wide”, arranjada por McCandless, que toca um impressionante grupo de instrumentos no disco: oboé, corne inglês, saxofone soprano e clarinete baixo. Towner apresenta suas excepcionais habilidades no violão clássico, guitarra, piano e sintetizador. Embora algumas músicas tenham uma pouquinho de sentimento de world-music, outras, como “Walkin’ The Walk”, são claramente dentro da veia jazzística. Ao longo do programa, todos os primorosos solos dos quatro músicos são apresentados no meio de polida e profunda coesão. O elegante trabalho do grupo é que faz “Lantern” brilhar. 

Faixas: Dolomiti Dance; Duende; Walk the Walk; Not Forgotten; Hop, Skip and a Thump; Figurine; The Glide; Aeolian Tale; Lantern; The Water Is Wide.

Músicos: Paul McCandless: oboé, corne inglês, saxofone soprano, clarinete baixo; Ralph Towner: violão clássico, piano, sintetizador; Paolino Dalla Porta: baixo; Mark Walker: bateria, percussão, bateria sintetizada.

Fonte: Bobby Reed (DownBeat)

Nenhum comentário: