playlist Music

domingo, 8 de abril de 2018

EDDIE DANIELS AND ROGER KELLAWAY – JUST FRIENDS (Resonance Records)



O clarinetista Eddie Daniels e o pianista Roger Kellaway são mais que amigos. Eles são almas gêmeas musicais, conectados na vibração e impulso, focados na mesma essência sincrética de sons e estilos, e se sobressaem por uma telepática harmonia. Ambos são virtuosos na mais alta medida, mas isto está além do ponto. A real medida das suas colaborações artísticas é enlaçada pela forma como eles se comunicam e se conectam, não como o tão rápido podem ir ou quantas notas cada um pode colocar em um compasso. Eles têm algo especial que não pode ser definido, evidentemente quando eles trabalharam em um ambiente controlado de um estúdio, como em Memos From Paradise (GRP, 1988) de Daniels, e quando assumiram o palco para encontros intimistas, capturados por um número de contribuições pós-milênio —A Duet Of One (IPO Recordings, 2008), Live At The Library Of Congress (IPO Recordings, 2011) e Duke At The Roadhouse: Live In Santa Fe (IPO Recordings, 2012). Agora, com este documento vindo à luz, outro capítulo é adicionado para a história das suas gravações. 

“Just Friends” nos leva de volta ao Village Vanguard em Novembro de 1988, onde George Klabin teve o bom senso de gravar esta banda (com permissão). Ele usou apenas um simples microfone estéreo Sony, mas a música não sofre muito por causa disto. A gravação foi simplesmente para Klabin tê-la e mantê-la, nunca pretendendo lançá-la no mercado, mas uma viagem na linha da memória alterou seu destino. Klabin acionou o gravador para ouvi-la em 2016, revisitando o que ele ouviu naquela noite, e ele remeteu cópias das gravações para Daniels e Kellaway. Todos os três ficaram igualmente entusiasmados com a música, assim colocaram um plano em movimento para “embalar” a fita em um álbum. 

No tempo em que este espetáculo ocorreu, tinham passado mais de dez meses desde que Daniels e Kellaway gravaram “Memos From Paradise”. Porém, soa, realmente, como se o tempo não tivesse passado desde que eles se reuniram musicalmente. Eles estão incrivelmente firmes desde a abertura até o encerramento – em sincronia na divisão blueseira de "Some O' This And Some O' That" de Kellaway, inspirada em Monk, durante o bombardeio de notas em "The Spice Man"— e cada coisa entre o fim e o começo estão bem ajustadas. Com o baixista Buster Williams e o baterista Al Foster compondo o grupo, este alto grau de sincronia não deveria vir como algo chocante.

Estes quatro movem-se do anteriormente mencionados primórdios basilares do blues para um clima mais reflexivo com "Reverie For A Rainy Day" de Daniels, um suavemente encantador número que o mestre do clarinete compôs especificamente para este trabalho no Vanguard. Então eles caem em "Wolfie's Samba", uma canção que  apropria-se da melodia do segundo  movimento do Quinteto para Clarinete de Mozart e desloca-se de uma atmosfera clássica para uma paisagem rítmica musical brasileira; visita "Just Friends" por um prolongado e penetrante olhar neste clássico duradouro , adornado com maravilhas ornamentais, estabelece-se através de melodiosas fantasias, suingando com charme e graça e encerra com "The Spice Man", uma composição de Kellaway com interlúdios solo atraentes (usualmente) modelados por movimentos feéricos.

Este trabalho com quarteto preenche a discografia de Daniels/Kellaway composta com gravações em estúdio e em duos ao vivo, já disponíveis comercialmente. Isto é algo de grande valor para o que é apresentado: quatro músicos tocando com habilidade e paixão para uma audiência reconhecedora.

Faixas: Some O' This And Some O' That; Reverie For A Rainy Day; Wolfie's Samba; Just Friends; The Spice Man.

Músicos: Eddie Daniels: clarinete; Roger Kellaway: piano; Buster Williams: baixo; Al Foster: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Dan Bilawsky (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: