playlist Music

quarta-feira, 25 de abril de 2018

GEORGE COLLIGAN - MORE POWERFUL (Whirlwind)



More PowerfulO 28º álbum de George Colligan como líder, “More Powerful”, é uma fantástica adição à discografia deste altamente habilidoso e criativo pianista. Para este programa de nove composições inéditas, Colligan convocou a baixista Linda May Han Oh e o baterista Rudy Royston para criar uma excelente gravação em trio, e Nicole Glover (saxofones tenor e soprano) unem-se a eles para, igualmente, criar impressionantes faixas em quarteto. O álbum apresenta numerosos ganchos melódicos, embora também ofereça pleno sopro de alta energia, com Colligan deixando cada um dos seus colaboradores fluírem soltos. “Waterfall Dreams”, uma das melhores faixas de jazz do ano, apresenta cascatas de linhas do piano e um   e um atrante solo de Oh, que alcançou o topo na categoria “Estrela em ascensão - Baixo” em 2012 na lista dos críticos da DownBeat e veio a ser uma deslumbrante líder de grupo. Glover contribui com seu explosivo tenor em “More Than You Could Possibly Imagine”, resultando em uma faixa que é tão excitante quanto um duelo de sabres de luz em Star Wars (Fãs de ficção científica reconhecerão o título da canção como uma citação de Obi-Wan in Episode IV: A New Hope). Royston adiciona um solo tenso na abertura em passos rápidos de “Whiffle Ball”. No material para a imprensa sobre o álbum, Colligan diz, “Eu amo desafiar a noção do que é contemporâneo e do que é antigo”. Ele tem uma estética que puxa o tradicional e o jazz post-bop (bem como outros estilos), sem o sentimento de acomodação. Se ele está elaborando graciosamente uma linha, apresentando um féerico acompanhamento ou expandindo um solo intricado, a música de Colligan sempre tem um impressionante vigor.

Faixas: Whiffle Ball; Waterfall Dreams; Effortless; Today Again; More Powerful Than You Could Possibly Imagine; Retrograde Pluto; Southwestern Silence; Empty; The Nash.

Músicos: George Colligan: piano; Linda May Han Oh: baixo; Rudy Royston: bateria; Nicole Glover: saxofones tenor e soprano.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Bobby Reed (DownBeat)

Nenhum comentário: