playlist Music

terça-feira, 17 de abril de 2018

HOT CLUB OF SAN FRANCISCO – JOHN PAUL GEORGE & DJANGO (Hot Club)


15 clássicos dos Beatles interpretados por um grupo de longa experiência no suíngue Gypsy: é uma simples ideia que produz ricos resultados em John Paul George & Django, o 14º álbum do Hot Club of San Francisco. HCSF liderado pelo guitarrista Paul Mehling primeiro tocou seu instrumento aos seis anos de idade, após assistir aos Beatles no programa de Ed Sullivan, e embora o álbum apresente uma plenitude de toques virtuosos, a ênfase é na carinhosa apresentação de alguns das mais inquebrantáveis melodias da música popular.

O repertório vai de escolhas óbvias, especialmente, ajustado ao estilo Hot Club. “Michelle”, com toque francês, de McCartney é dado pela banda, sem esforço, evocando o som de bar, que provavelmente é inspirada no próprio Paul. “If I Needed Someone” de George Harrison, impulsionada pelo robusto baixo de Sam Rocha, encontra seus pontos altos em inesperadas citações de Mehling de “Within You, Without You” de Harrison e letras expressas em francês pela guitarrista rítmica Isabelle Fontaine (que partilha o efervescente trio vocal com Mehling e Rocha). “Julia”, com o arco, gemendo propulsivamente, de Rocha e o sedutor violino de Evan Price em adágio lamentoso, toca a beleza pesarosa da música de John Lennon. A banda homenageia de forma inventiva em álbum homônimo de outro artista com o medley agitado   de “Hey Jude” e “Duke & Dukie” de Django Reinhardt.

O momento mais caprichoso encontra Price juntando-se ao convidado Jeff Magidson para um dueto na melodica em “Yellow Submarine”, fazendo a canção soar mais como um autêntico mar de choupanas, enquanto Mehling, Fontaine e o guitarrista rítmico Jordan Samuels invocam o lamento do folk cigano, escondendo-se dentro da etérea “Because”. O álbum alcança seu zênite com uma magnífica e arrebatadora versão de “The Fool on the Hill”. O arco de Rocha mistura-se delicadamente com a guitarrada dedilhada, melodica agridoce e a sensível leitura de Price para a melodia de McCartney na interpretação que deve, não completamente, emparelhar com a gravação original dentro de uma beleza elegíaca, mas é um tremendo encerramento.

Faixas

1 All My Lovin' 2:38
2 Because 3:35
3 Michelle 3:36
4 I Will 3:03
5 Here, There And Everywhere 3:00
6 You Won't See Me 3:08
7 The Fool On The Hill    4:02
8 If I Needed Someone 4:19
9 Julia 3:06
10 You Can't Do That  4:39
11 For No One 4:28
12 Don't Bother Me 3:50
13 Hey Jude/Duke & Dukie 5:37
14 Things We Said Today 3:55
15 Yellow Submarine    

Músicos: Michel Saga (Barrel Organ ) ; Jeff Hamilton (bateria); Paul Mehling (guitarra líder, banjo, vocal);Jeff Magidson (Melodica); Jordan Samuels (guitarra rítmica); Isabelle Fontaine (guitarra rítmica, washboard, vocal); Nate Ketner (saxofone soprano); Evan Price (violino, violino barítono, serrote ,melódica, vocal) ;  Sam Rocha (baixo, vocal)

Fonte: Matt R. Lohr (JazzTimes)

Nenhum comentário: