playlist Music

terça-feira, 3 de abril de 2018

JIM BLACK – MALAMUTE (Intakt Records)


A abordagem de Jim Black para sua bateria poderia ser comparada a uma iluminada combinação solta em uma pilha de papeis secos. O completo kit incendeia, disparando faíscas e chamas em todas as direções. Porém, em vez de engolfar seus circundantes, investidas sempre suportam e mesmo elevam seus companheiros músicos. Seguindo o lançamento anterior do trio de piano, “The Constant”, o baterista montou “Malamute” como mais um elétrico lançamento com 13 faixas, todas de seis minutos ou abaixo deste tempo, que está situado na linha entre o frenesi e a tranquilidade.

O grupo vem a ser um caminho para Black tocar com o saxofonista islandês Óskar Guđjónsson. Elias Stemeseder, que tocou piano acústico em “The Constant”, retorna no teclado eletrônico. Chris Tordini, melhor conhecido como um baixista acústico, passa para o baixo elétrico nesta sessão. Ao longo do álbum, um contraste fascinante é criado onde a propulsiva bateria de Black e o selvagem teclado de Stemeseder cria uma cama alegre para a relaxada entonação do tenor de Guđjónsson. Com Tordini mantendo tudo reunido, os procedimentos frequentemente soam como Stan Getz gotejando por meio de uma sessão da Soft Machine.

Os arranjos de Black para as reinterpretações apresentam uma ampla fileira de cores musicais, explorando as incongruências de seus companheiros de banda naquilo que eles têm de melhor. Melodias frequentemente transformam e remodelam dentro de uma estrutura de quatro minutos. “Just Turned Two” inicia com uma rajada no teclado, que evoca a estática de um rádio de ondas curtas, seguido por Tordini freneticamente dedilhando um fragmento de baixo, que ameaça girar a canção para um zunido pop. “Sought After” quase soa como um pós-moderno sombrio. Com duplas paradas das linhas do baixo e a entonação furtiva de    Guđjónsson finalmente se constrói um clímax rouquenho. Porém, como na maioria das faixas, é Black e Stemeseder que colapsam, enquanto o tenor incandesce lentamente.

Faixas: Almost Awake; Toys Everywhere; Dusk Scout; Chase Rabbit; Into the Pool; Stray; Just Turned Two; Sought After; Cool Doze; Eat Everything; Full Dish; Pugged; No Leash.

Músicos: Óskar Guðjónsson: saxofone tenor; Elias Stemeseder: teclados; Chris Tordini: baixo elétrico; Jim Black: bateria & sampler.

Fonte: Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: