playlist Music

sexta-feira, 25 de maio de 2018

BRAD MEHLDAU TRIO – BLUES AND BALLADS (Nonesuch Records)


Brad Mehldau é um dos mais sensíveis intérpretes de canções, com um talento para colocar sua própria marca na composição sem trair sua alma. Este dom natural tem uma ampla amostra ao longo de “Blues and Ballads”, o primeiro lançamento em quatro anos do trio do pianista com o baixista Larry Grenadier e o baterista Jeff Ballard.

Sete faixas de “Blues and Ballads” inclinam-se firmemente em estilo através das ballads.

Grenadier e Ballard interpretam “I Concentrate on You” com um fundo de bossa sobre as construções nas quais Mehldau, quase imperceptivelmente, em uma cadência animada próxima do clássico e a uma apaixonada disputa. O inspirador pianista apenas atrás da leitura da batida melódica dá a “These Foolish Things (Remind Me of You) ” um poder de expressão, e o trio traz similar majestosidade e fervor para um par de composições de Paul McCartney. A canção dos Beatles, “And I Love Her”, apresenta grandes passagens dinâmicas, a viva parceria de Ballard e Grenadier na quase quietude do meio-tom, e em “My Valentine” de McCartney Mehldau evoca um ressoar de piano de bar, antes de entregar uma impossível terna travessia à cappella.

Das duas faixas de blues, “Cheryl” de Charlie Parker é a mais impressionante do álbum para a exibição da banda como unidade. Mehldau conduz a melodia entalhada com energia, Grenadier responde com despreocupada alegria e Ballard constrói uma base com estrondosos e insistentee baixo da bateria e pratos sibilantes. “Since I Fell for You” oferece, sustentavelmente, o mais puro blues que Mehldau já interpretou, demorando ao longo dele com agridoce resolução sobre a robusta linha do baixo de Grenadier.

E, claro, Mehldau é hábil o bastante para conhecer o suporte e deixar o grande ato de compor para o trabalho. De vez em quando, aparece um colaborador de Mehldau, Jon Brion, em “Little Person”, na qual o pianista nos dá a melodia, quase infantil em sua simplicidade, completamente desoladora. Seu impacto é um testamento, não apenas para uma grande composição, mas para o bom gosto e o talento do homem que a interpreta.

Faixas: Since I Fell for You; I Concentrate on You; Little Person; Cheryl; These Foolish Things (Remind Me of You); And I Love Her; My Valentine.

Músicos: Brad Mehldau: piano; Larry Grenadier: baixo; Jeff Ballard: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Matt R. Lohr (JazzTimes)

Nenhum comentário: