playlist Music

terça-feira, 1 de maio de 2018

JACK MOUSE /SCOTT ROBINSON/JANICE BORLA – THREE STORY SANDBOX (Tall Grass)


Eu nunca esperei ouvir sons de total espontaneidade e absoluta liberdade vindo destes três três atiradores tradicionais. De fato, eu efetuei uma chamada para o estúdio da Tall Grass para ver se eu tinha esquecido algo significante nos passados cinco anos desde minha última observada em Mouse e Borla no campo do jazz vocal. Revirando aquilo que eu deixara escapar estava Snakeheads & Ladybugs, um álbum de 2015 de duetos livremente improvisados do baterista Jack Mouse e do multi-instrumentista Robinson, artistas educadores com os quais eu, por muito tempo, associei ao jazz e pensamento tradicional. O novo “Three Story Sandbox” é um resultado natural daquele projeto corajoso com a adição lógica da vocalista improvisadora Janice Borla, esposa de Mouse e sua antiga colaboradora musical. O título é uma esperta referência ao estado de arte do estúdio caseiro de Mouse e Borla, arranjado aqui como local de brincadeiras sonoras para aquilo que Mouse chama “a desembaraçada criatividade da criança brinca … um estado mental que é intuitivo, exploratório, criativo, improvisatório”. Minha reação surpreendente ao ouvir este trio vai além das abstrações e interações espontâneas, rapidamente estabelecidas em um senso de fascinação como um adorno caleidoscópico de imagens aurais desveladas. A proverbial sandbox (caixa de areia) está cheia de interessantes brinquedos e ferramentas: Mouse toca gongos, sinos, percussão trovejante e plena de exotismo em adição à bateria; Robinson acrescenta cornet, flauta irlandesa, violão, shakers e outros inusuais instrumentos ao seu regular arsenal de saxes, clarinetes e flautas e Borla emprega um completo leque de entonações, timbres, vocais, sílabas, assovios, estalos com a boca como se espertamente vocalizasse em linguagem toda sua. A música é estonteante e brilhante em sua liberdade desembaraçada. Seu sucesso é o resultado do virtuosismo de cada músico, não sem mencionar suas histórias compartilhadas de interação e dedicação em busca do talento artístico. Uma audição mais íntima revela que estes três músicos consumados têm uma proposta artística, e eles buscam a transcendência em suas altamente instruídas e sérias atuações.

Faixas: The Summons; The Forge; Conjurer; Across the Veid; Maelstrom; Pas de Deux; Blood Moon Rising; Slap Happy; Brushfire; Anghiari; March to Castle; Snap and Twirl; Beam Me Up; Circe`s Lament; Hand Blown; Scott Free.

Músicos: Scott Robinson: saxofone, flauta, clarinete, cornet, guitarra, instrumentos variados; Jack Mouse: bateria, percussão; Janice Borla: voz.

Fonte: ED ENRIGHT (DownBeat)

Nenhum comentário: