playlist Music

quinta-feira, 17 de maio de 2018

ROTEM SIVAM TRIO – NEW DANCE (FreshSound New Talent)


Em “A New Dance”, o guitarrista/compositor Rotem Sivan e seus músicos, o baixista Haggai Cohen-Milo e o baterista Colin Stranahan, tecem tranquilas, amargas e afetuosas 10 faixas, onde suas formas intricadas devem esgueirar-se. A combinação singular de Sivam, de impressionante técnica ágil, com uma desarmada entonação, a delicadeza resulta em um som suave o bastante para fazer música prazerosa de fundo. Porém, o ouvinte paciente e atento tem uma real recompensa aqui.

Os presentes de Sivan como instrumentista são mais vividamente apresentados em sua interpretação para “In Walked Bud” de Monk, uma das três reinterpretações do álbum, que, diferentemente, consiste em músicas inéditas. Ele lidera com densos e modulados grupos de notas simples em estilo asiático. Desenvolve-se com a liderança do Cohen-Milo, através de aguçadas e blueseiras ferroadas; então relaxa em um movimento impressionista onde sua guitarra mimetiza o distinto eco da vibração do Fender Rhodes. A variedade dos estilos de Sivan é eloquentemente refletido em sua vigorosa abordagem do modelo tenso de    “Fingerprints”, a suavidade da meia noite do seu toque na faixa título, e a radiante e ampla visão na inocência de suas linhas em “One for Aba” e a cintilante miniatura “Sun & Stars”.

O som de Cohen-Milo inclina-se para a imposição, entrelaça-se adequadamente com as vibrações marchantes de Stranahan e os pratos irresolutos intensificam a melancólica solenidade de “Yam”, e o manifesto introdutório e melódico do baixista no standard “Angel Eyes” quase desfalece com a angústia da perda. Stranahan constantemente embeleza suas firmes camas rítmicas com perfeitas explosões no tambor e os pratos espoucam como na pesarosa “I Wish You Were Here”. O fino vocal do convidado Daniel Wright, idealmente unido às suaves e intricadas harmonias de Sivan, retribuem a forma oblíqua real da destacada “Almond Tree”, e o cativantemente ofegante sax tenor de Oded Tzur delineia a ternura da fechamento do álbum “I Fall in Love Too Easily”. O sopro de Tzur, aqui, está, às vezes, bem surdinado, de forma que você pode ouvir seus dedos pressionado as chaves do instrumento mais do que as suas notas.

Faixas: A New Dance; Sun & Stars; Angel Eyes; One for Aba; Yam; I Wish You Were Here; In Walked Bud; Almond Tree; Fingerprints; I Fall in Love Too Easily.

Músicos: Rotem Sivan: guitarra; Colin Stranahan: bateria; Haggai Cohen-Milo: baixo; Daniel Wright: voz (8); Oded Tzur: saxofone tenor (10).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Matt R. Lohr (JazzTimes)

Nenhum comentário: