playlist Music

segunda-feira, 7 de maio de 2018

TORD GUSTAVSEN WITH SIMIN TANDER & JARLE VESPESTAD – WHAT WAS SAID (ECM Records)


Um novo trio do pianista norueguês, Tord Gustavsen, apresentan a vocalista germano-afegã Simin Tander, com o suporte dos antigos colaboradores, o baterista Jarle Vespestad (que tocou em todos as gravações anteriores de Gustavsen pela ECM). A inspiração para o programa foi a música tradicional norueguesa para igreja, mas é explorada, em sua maioria, de forma não tradicional. A diferença mais óbvia é a abordagem poliglota para a linguagem das canções. O interesse de Gustavson pela poesia Sufi e o prazer do som da linguagem de Pashto conduziram a decisão para traduzir os hinos noruegueses para Pashto. Letras adaptadas do grande poeta iraniano Rumi alcança o tratamento oposto, e são cantadas em Inglês. Uma canção apresenta um poema do norte-americano Kenneth Rexroth (que tem Rumi entre suas influências), que fica na sua língua original (inglês). Gustavsen viu isto como uma forma de fazer conexões entre estes poetas, estabelecendo um diálogo através de séculos.

De qualquer modo todas estas versões parecem heterodoxas, e Tander faz soar completamente natural. Sua voz intimista e lírica está igualmente em casa em ambas as línguas, assim como no vocalise e improvisação. Gustavsen ainda utiliza o piano como seu principal instrumento, mas avoluma com eletrônica discreta e ocasional baixo sintetizador, enquanto Vespestad providencia texturas percussivas ou mantenedora do tempo quando requerida. Assim o grupo se mostra um trio verdadeiro, não apenas uma vocalista com acompanhantes.

Eles assumem estes papéis em diferentes formas ao longo do programa. A abertura "Your Grief" (uma tradução em inglês de Rumi) soa, de primeira, como um dueto de voz/piano, mas encerra com um suave solo de percussão. "Imagine The Fog Disappearing" é a primeira faixa a usar a banda completa com bateria, proeminente eletrônica e baixo sintetizador. "Journey Of Life" (uma tradicional canção norueguesa cantada em Pashto) usa entonações e vocalise, e uma seção tem um caminho sustentado adoravelmente pelo sintetizador com um piano melódico acima.

Há um breve interlúdio instrumental apenas passado a marca da metade do caminho, duas líricas composições de Gustavson tocadas sem vocal, soando mais como seus lançamentos anteriores pela ECM. "The Way You Play My Heart" tem um sentimento Gospel, enquanto "Rull" apresenta um lado quase marcial para a bateria de Vespestad. "Longing To Praise Thee" é outra canção tradicional norueguesa, mas agora Tander faz vocalise. Encerrando, "Sweet Melting Afterglow" inicia com uma improvisação coletiva, então, apropriadamente, usa uma canção da Noruega cantada em Pashto. O que foi dito é uma surpreendente visão tranquila de uma nova espécie de musical fusion. É sutil, e deve ser ouvido um par de vezes antes da beleza assentar-se.

Faixas: Your Grief; I See You; Imagine the Fog Disappearing; A Castle in Heaven; Journey of Life; I Refuse; What Was Said to the Rose / O Sacred Head; The Way You Play My Heart; Rull; The Source of Now; Sweet Melting; Longing to Praise Thee; Sweet Melting Afterglow.

Músicos: Tord Gustavsen: piano, eletrônica, baixo sintetizador; Simin Tander: voz; Jarle Vespestad: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Mark Sullivan (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: