playlist Music

sexta-feira, 1 de junho de 2018

DAVID MURRAY, GERI ALLEN & TERRY LYNE CARRIGTON POWER TRIO - PERFECTION


Tão importante quanto o saxofonista David Murray, a pianista Geri Allen (Nota: recentemente falecida) e a baterista Terri Lyne Carrington são individualmente excelentes, é verdadeiramente difícil lembrar a última vez que qualquer um deles soou tão bem quanto eles o fazem juntos em “ Perfection”. Os membros do “power trio” partilham a química que proporciona à música deles marcante vigor.

Esta química vem sem qualquer comprometimento dos músicos ou acomodação aberta dos outros. A aspereza de Murray na entonação e o desenvolvimento do lirismo ao paroxismo permanecem intactos, mas, entretanto, fundem-se com a calorosa imaginação surrealista de   Allen e a reimaginação agitada das batidas de Carrington (Carrington frequentemente acumula o baixo, via sutil salto na bateria; deste modo em “The Nurturer” ela, sem ajuda, traz o funk). Eles usam aquelas técnicas próprias para brilhantemente seguir e respondem a cada um em “Barbara Allen” e “The David, Geri & Terri Show” e para opor-se com igual brilhantismo em “Samsara (For Wayne) ”. Apenas em “Perfection” de Ornette Coleman os estilos deles reconfiguram-se para improvisar com a forma livre da imagem de Coleman como o trombonista Craig Harris, o baixista Charnett Moffett e o trompetista Wallace Roney reunidos para o passeio.

A química deles também produz um senso de humor, que raramente é vista em seus projetos solos, indo de mera brincadeira ao humor negro. Como melhor definir o estado de balanço brusco de “Cycles and Seasons”? O ritmo 7/4 de Carrington a faz assimétrica no começo; Allen e Murray adicionam suas próprias partes angulares (subsumidas, momentaneamente, por pontes de 4/4, que desvanecem tão rapidamente como elas chegam), que eles então dissolvem alegremente a demência improvisada. A brincadeira, se por acidente ou projeto, vem primeiramente através de duas músicas que Murray maneja o clarinete baixo - “D Special (Interlude)”,  com sua vigorosa elasticidade, e “For Fr. Peter O’Brien”, uma adequada recomendação antiga espiritual/musical para Mary Lou Williams. É um produto bem-vindo de uma já impressionante reação química.

       Faixas

1. Mirror of Youth
2. Barbara Allen
3. Geri-Rigged
4. The David, Geri & Terri Show
5. The Nurturer
6. Perfection
7. D Special (Interlude)
8. Samsara (For Wayne)
9. For Fr. Peter O'Brien
10. Cycles and Seasons

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Michael J. West (JazzTimes)

Nenhum comentário: