playlist Music

quinta-feira, 28 de junho de 2018

JOE McPHEE / JAMIE SAFT / JOE MORRIS / CHARLES DOWNS – TICONDEROGA (Clean Feed Records)


“Ticonderoga” tem uma irresistível estória por trás. Jamie Saft e Joe Morris descobriram um amor mútuo pelo álbum mais difamado de John Coltrane, “Live at the Village Vanguard Again!” de 1966. Proclamando Alice Coltrane como sua pianista favorita, Saft quis fazer uma gravação inspirada pelo álbum. Morris contatou Joe McPhee, que ocorreu ter estado à frente e ao centro do trabalho no Vanguard, 49 anos atrás, e Charles Downs, que como Rashid Bakrhad tocou bateria para Cecil Taylor, William Parker e outros titãs da New Thing. O quarteto foi levado para o estúdio de Saft no norte de Nova York e martelado nas quatro improvisações coletivas. Ele abrange uma densa hora de música no modo clássico da Clean Feed de dinâmica intensa e erupção reflexiva.

O foco participativo é, realmente, afiado. Saft tira as teclas e engenhocas da tomada e sintoniza sua Alice interior. Seus rodopios em arco-íris são glissandos de puro marfim, e suas ocasionais passagens abandonadas como harpa fragilizada, inevitavelmente avolumada em tocantes blocos circulares de acordes para seguir com o grupo. McPhee com sábia diminuição de seu arsenal para o complemento à la Trane do saxofone tenor e soprano, no qual ele sopra uma fuzilaria que une o difícil lirismo de Coltrane, mas não esquece de incluir o perseverante lamento de Pharoah Sanders, que esteve no calor dos trabalhos originais do Vanguard. Morris por interesse da sua guitarra para o ribombo do baixo, que atravessa limpo através dos balanços. Ele está desprovido do prolongado solo de Jimmy Garrison no Vanguard, mas é uma força da natureza em “Leaves of Certain” e uma presença vibrante ao longo do trabalho. Downs distribui seu conhecimento recompondo a cacofonia em ondas rítmicas mais reconhecíveis.

Os momentos mais tranquilos em “Ticonderoga” sentem-se como prelúdios, ou drenagem. “Vanguard Again!”  foi ridicularizado porque fez imensa folia sonora. Os quatro músicos aqui apreciam as diferenças da fábrica e a permanente simpatia nas folhas que eles criaram
.
Faixas: Beyond Days; Simplicity of Man; Leaves of Certain; A Backward King.

Músicos: Joe McPhee: saxofones tenor e soprano; Jamie Saft: piano; Joe Morris: baixo; Charles Downs: bateria.

Fonte: Britt Robson (JazzTimes)

Nenhum comentário: