playlist Music

terça-feira, 12 de junho de 2018

WILLIAM PARKER /RAINING ON THE MOON – GREAT SPIRIT


Quando o grupo do baixista William Parker, Raining on the Moon, lançou em seu álbum de 2007, “Corn Meal Dance”, o sexteto deixou outro valioso álbum. Parker considerou a emissão de um álbum duplo no momento, mas, enfim, foi com apenas um disco. Oito anos depois, em “Great Spirit”, nós alcançamos o resto da sessão. Esta música poderia facilmente ter sido colhido primeiro.

Esta é uma banda funkeada, suingante e expressiva que levanta a alma. Parker, o saxofonista Rob Brown, o trompetista Lewis Barnes, o pianista Eri Yamamoto e o baterista Hamid Drake criam a música, mas a cantora Leena Conquest (por que ela não é melhor conhecida?) é o centro da banda. Seu rico, suave e blueseiro vocal apresenta as letras que são espirituais e socialmente cônscias, mantem os músicos enraizados na canção, mesmo quando as faixam espalham-se por 10 minutos. “Bowl of Stone Around the Sun”, “Doson Ngoni Blues” e a bela faixa título são espécies de excitantes soul e peças derivadas do blues, que nós esperamos vir do ROTM, mas elas são, entretanto, novas e inspiradas.

“Feet Music”, por outro lado, é um pouco de um sensacional e insistente modelo de emoção-e-baixo e ritmo afro-cubano providenciando uma cortina de poderosa e vívida letra sobre escravidão (“Eu estou sendo castigado, mutilado, castrado” em tradução livre). A tensão de “Prayer-Improv” é deslumbrante, com o vocal suave de Conquest decorando o caótico free jazz tocado pelos músicos que parecem estar guerreando. “Song (for Whitney Houston) ” é a única faixa que foi gravada posteriormente, em concerto em 2012, e apresenta apenas Conquest e Yamamoto em uma performance arrepiante. A faixa final, “Potpourri”, captura os instrumentistas em uma sessão de improvisação final. Não é menos interessante.

Faixas

1 Bowl Of Stone Around The Sun 9:37
2 Doson Ngoni Blues 8:04           
3 Feet Music 5:43
4 Great Spirit 6:43          
5 Prayer-Improv 5:53
6 Song (for Whitney) 6:22
7 Potpourri 2:13

Fonte: Steve Greenlee (JazzTimes)

Nenhum comentário: