playlist Music

sábado, 7 de julho de 2018

TIGRAN HAMASYAN – FOR GYUMRI (Nonesuch Records)


For GyumriGyumri, Armênia, é a cidade onde Tigran Hamasyan nasceu há aproximadamente 31 anos atrás e onde ele primeiro colocou as mãos em um teclado de piano aos 9 anos. Em sua adolescência sua família migrou para Los Angeles, mas Hamasyan sempre reteve uma generosa referência à sua pátria. Desde então, ele retorna à Armênia, e ele homenageia sua cidade natal com 5 faixas em 30 minutos. Hamasyan considera “For Gyumri” uma peça companheira de viagem para o An Ancient Observer do ano passado. Como nos lançamentos anteriores, Hamasyan alterna naturais meditações com solo de piano com passeios mais ambiciosos, que incorporam simples, mas efetiva, ornamentação. Coloque de outro modo, enquanto a maioria de “For Gyumri” é apenas um homem com seu piano, o artista insere ocasionais vozes convidativas e instrumentação para dar sabor às coisas.

Se a inspiração de Hamasyan é a linha de coser que liga estas peças, ele tomou grande cuidado para assegurar que cada uma seja seu próprio manifesto. “Aragatz” lidera as coisas, e o primeiro dever é a solenidade de um recital clássico tanto quanto de jazz. Ele não fica por lá muito, embora, no meio do caminho Hamasyan esteja navegando no teclado inteiro, batendo firme e arrancando ritmos pesados em registro mais baixo. Então ele está fora outra vez, negociando acordes idiossincráticos dignos de Monk e impecavelmente executado com a mão direita.

“Rays of Light” é a mais introspectiva deliberação em EP. Hamasyan encontra uma entonação que ele gosta e permite assentar-se e ressoa na sala, então repete o exercício, finalmente   introduzindo incremento de orquestração suave. Para dinâmica intercambiável e final sereno, os 12 minutos de “Revolving – Prayer”, Hamasyan, sem efeitos visíveis, decola aqui e ali, e em qualquer de seus caprichos lidera. Ele está em casa lá também.

Faixas: Aragatz; Rays of Light; The American; Self-Portrait 1; Revolving - Prayer.

Músico: Tigran Hamasyan: piano, vozes, pós-produção.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo 

 
Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: