playlist Music

domingo, 29 de julho de 2018

VICTOR ASSIS BRASIL – ESPERANTO / TOCA ANTÔNIO CARLOS JOBIM (Far Out Recordings)


O falecimento de Victor Assis Brasil, em 1981, aos 35 anos, foi sentido pelos fãs do jazz dentro e fora do seu país natal, o Brasil. Ele foi um talento maior nos anos 1970, cuja combinação sul-americana/bop possibilitou-lhe uma abertura para excursionar por três continentes.

Far Out Recordings reacondicionou dois novos LPs em um novo CD/vinil/ download digital. Em adição aos álbuns originais, nós conseguimos duas faixas anteriormente não lançadas —versões alternativas de "Marilia" e "Ao Amigo Quartin".

O irmão mais novo de Victor Assis Brasil, o pianista clássico João Carlos Assis Brasil, parece no retrospecto que é impelido a partir da estrela. Um tio deu-lhe o primeiro saxofone aos 14 anos. Aos 18, o mais jovem dos Brasil fez seu álbum de estreia e o divulgou. Um segundo lançamento seguiu-se aos 19 anos. 

Durante sua curta carreira, Victor Assis Brasil estudou na prestigiosa Berklee College of Music. Ele tocou com grandes como Dizzy Gillespie, Clark Terry, Chick Corea e Ron Carter dentre outros.
Estava retornando de uma viagem ao Brasil em 1970, quando Victor Asssis Brasil iniciou o trabalho com o produtor Roberto Quartin, um gigante celebrado em seu país na indústria da música. Quartin vendeu seu selo Forma para a Polygram após mais de 20 lançamentos. Foi um novo começo que floresceria em uma segunda gravadora bem-sucedida lançada por ele.

Estes álbuns apareceram na mesma sessão. As performances são mais bop que brasileiras. Mesmo nas reinterpretações das músicas de Jobim, é claro que Victor Assis Brasil foi profundamente inspirado pela companhia que ele manteve em Berklee e pelo seu amado movimento bop.

"Wave", uma das faixas melhor conhecidas deste repertório, é um exemplo principal. A batida nativa está lá, mas o saxofone de Victor Assis Brasil acondiciona uma pegada de Nova York. É uma poderosa combinação.

Em aproximadamente cinco décadas destas gravações, observa-se que elas amadureceram belamente. Tudo de uma só vez, este é um tributo a Victor Assis Brasil, Quartin e Jobim. É uma potente mistura.

Faixas: Ginger Bread Boy; Children; Marilia; Quarenta Graus A Sombra; Ao Amigo Quartin; So Tinha De Ser Com Você; Wave; Bonita; Dindi; Marilla (Versão Alternativa); Ao Amigo Quartin (Versão Alternativa).

Músicos: Victor Assis Brasil: saxofone alto; Dom Salvador: piano, piano elétrico e órgão; Edison Machado: bateria; Hélio Delmiro: guitarra; Edison Lobo: baixo.

Fonte: Kevin Press (AllAboutJazz)


Nenhum comentário: