playlist Music

terça-feira, 14 de agosto de 2018

THE CLAUDIA QUINTET – SUPER PETITE (Cuneiform Records)


O título “Super Petite” refere-se à composição do baterista John Hollenbeck para o oitavo álbum do Claudia Quintet. Triturando a tendência através de trabalhos mais longos e mais amplos da música e literatura, aproximadamente todos eles estimados em seis minutos ou menos. A instrumentação do The Quintet de acordeón (Red Wierenga), vibrafone (Matt Moran), clarinete/saxofone tenor (Chris Speed), baixo acústico (Drew Gress) e bateria e percussão (Hollenbeck) asseguram uma experiência sônica que bordeja o exótico, e as abordagem diversas do líder para compor, coloca todas suas cores ao serviço do bom uso. 

Em alguns dos destaques do álbum, Hollenbeck busca e encontra inspiração na era do bop. “Nightbreak” recontextualiza “Famous Alto Break” de Charlie Parker em uma peça de músico folclórica na qual Bird desatrela o nó do som durante uma incompleta tomada de “A Night in Tunisia”. Hollenbeck diminui o passo lento, retribuindo sua fonte irreconhecível, mas criando   uma quase mistura de acordeón, vibrafone e clarinete. “Philly” também atrai um peso pesado bebop, o baterista Philly Joe Jones, cuja assinatura serve como a fundação para o trabalho angular do tenor para a Speed.

A despeito da fonte do material, Claudia Quintet nunca estará querendo ser o portador do estandarte bop. Solos frequentemente desdobram-se sobre acompanhamento improvisado em vez de mudanças de acordes, e Hollenbeck repetidamente subjuga o ouvido com nuances de sua instrumentação. Quando Speed e Wierenga tocam em uníssono, eles não podem ajudar, mas evocam o cinema francês. “Rose-Colored Rhythm” incorpora uma batida senegalesa, enquanto “Pure Poem” é uma barragem técnica de mudança rítmicas, que tem menos de dois minutos de duração. Embora Hollenbeck siga para a brevidade em “Super Petite”, ele usa este espaço limitado para fazer completos manifestos.

Faixas: Nightbreak; JFK Beagle; A-List; Philly; Peterborough; Rose Colored Rhythm; If You Seek A Fox; Pure Poem; Newark Beagle; Mangold.

Músicos: Chris Speed: clarinete, saxofone tenor; Red Wierenga: acordeon, piano; Drew Gress: baixo acústico; Matt Moran: vibrafone; John Hollenbeck: bateria, composição.

Fonte: Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: