playlist Music

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

TORTOISE – THE CATASTROPHIST


Para o primeiro álbum do Tortoise em sete anos, a banda fez uma particular limpeza. Entre o material que foi varrido, estavam cinco peças contratadas pela cidade de Chicago em 2010 para celebrar sua comunidade jazzística. Todas as cinco com básicos impulsos/solos/impulsivas construções, que qualquer um familiarizado com este grupo poderia contar que não é a via usualmente usada. Não deveria ser surpresa, então, saber que cada peça foi modificada drasticamente na gravação em estúdio. Você encontrará uma plenitude de batidas arrebatadoras, melodias intrigantes e texturas atraentes em “The Catastrophist”, mas poucas estruturas tradicionais e nada parecido a um solo.

Para usar um termo antigo, esta música é uma espécie de fusão, mas ancorada mais no rock do que no jazz, particularmente rock de uma variedade progressiva. Em intricadas faixas como “Ox Duke” e “Tesseract”, a entonação seca do baixista Doug McCombs e linhas livres e divagantes trazem à mente o falecido Chris Squire do Yes. E a única coisa que poderia fazer o florido encerramento da seção de “At Odds With Logic” é o solo de órgão de Mike Ratledge, que soa mais como Soft Machine.

Outro ex-membro do Soft Machine, o inimitável Robert Wyatt, foi convidado a contribuir com letras e vocais para este álbum com uma única balada. Ele declinou, a honra foi para Georgia Hubley  de Yo La Tengo, e o resultado é a inanimada “Yonder Blue”. A outra faixa aqui, uma reinterpretação de “Rock On” de David Essex cantada por Todd Rittmann, é alegre mais enigmática. A música de Tortoise é mais atraente quando os cantores permanecem distantes e o núcleo do quinteto é deixado para se trancar no fascínio, construindo lentos balanços impulsionados com análogos sintetizadores e /ou baquetas percussivas, bem como em   “Shake Hands With Danger”, “Hot Coffee” e a mais longa, e talvez a melhor faixa do álbum, “Gesceap”. Em tais momentos, a banda é simplesmente impressionante.

Faixas

1 The Catastrophist (Tortoise) 3:52
2 Ox Duke (Tortoise) 4:49
3 Rock On (David Essex) 3:12
4 Gopher Island (Tortoise) 1:13
5 Shake Hands with Danger (Tortoise) 4:10        
6 The Clearing Fills (Tortoise) 4:22
7 Gesceap (Tortoise) 7:37           
8 Hot Coffee (Tortoise) 3:53
9 Yonder Blue (Georgia Hubley / Tortoise) 3:18
10 Tesseract (Tortoise) 3:54
11 At Odds with Logic (Tortoise) 3:15

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Mac Randall (JazzTimes)

Nenhum comentário: