playlist Music

terça-feira, 25 de setembro de 2018

PRASANNA – ALL TERRAIN GUITAR


“Springtime in New York” do Prasanna não segue os passos das maiores representações líricas das estações da Big Apple. Lança “All Terrain Guitar” com uma tempestade de notas que expressa a velocidade média dos nova-iorquinos para se manterem salvos. Plena e tecnicamente desafiante, a faixa também revela as nuances técnicas de um guitarrista. A maioria significante em seu uso de gamaka, os deslizamentos microtonais e inflexões que seduzem a música carnal na raiz do seu toque. Ao longo do álbum, mesmo quando ele está despedaçando, Prasanna possui a inocência para criar essa entonação, e, consequentemente, seu toque com emoção real.

O guitarrista cita o compositor indiano Ilaiyaraaja e o iconoclasta norte-americano Frank Zappa como duas inspirações, devido às suas habilidades para fundir diversas tendências de música. Como o último, Prasanna revela composições que empacota uma riqueza de ideias dentro de pequenos espaços. Às vezes, o resultado é quase bastante esperto, tais como a recheada abertura de “Final Approach” ou de “Pinch Pennies in Monaco”, no qual a vocalista lírica Shalini Lakshmi colapsa os sons como uma paródia (outra marca registrada de Zappa). Nestas faixas, Prasanna modera quaisquer traços de ambição para o salto do saxofonista alto Rudresh Mahanthappa para solos do saxofonista David Binney também convidado em várias faixas. Desde que eles aparecem após a música decolar, os instrumentos de sopro adicionam o elemento de surpresa e ajudam as composições a alcançar ao ápice.  

A única falha vem em “The Keyword Is Love”, onde o balanço do reggae estronda com o vocal de Natalie John, que possui sentimento excessivo. Em toda parte, Prasanna demonstra um sólido balanço de proficiência surpreendente e dilatados.

Faixas: Springtime in New York; Song for the Wind; Nap of the Earth; Pinch Pennies in Monaco; 31; Final Approach; Electron Dance; The Keyword is Love.

Músicos: Prasanna: guitarra elétrica e acústica; Shalini Lakshmi: vocal (2,5,9); Natalie John: vocal (8); Dave Douglas: trompete (2,9); Rudresh Mahanthappa: saxofone alto (5,6,7); David Binney: saxofone alto (2,9); Vijay Iyer: piano (4,6); Mike Pope: baixo elétrico (1,8), baixo acústico (4,6); Bill Urmson: baixo elétrico (2,5,7,9); Rodney Holmes: bateria (1,4,6,8); Mauricio Zottarelli: bateria (2,5,7,9); Rodney Holmes: bateria (1,4,6,8).

Fonte: Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: