playlist Music

domingo, 23 de setembro de 2018

SINNE EEG – DREAMS (Artist Share)


A vocalista dinamarquesa, Sinne Eeg, tem uma voz madura e maleável que exibe traços de cantoras como Peggy Lee e Sheila Jordan em seus contornos e sons. Ela é uma reconhecida presença em seu país natal, mas “Dreams” é apenas seu segundo lançado na América. Para a ocasião ela reuniu um sólido time de veteranos músicos norte-americanos como o guitarrista Larry Koonse, o baixista Scott Colley e o baterista Joey Baron ao lado do seu compatriota, o pianista Jacob Christoffersen.

O CD é a divisão entre standards e composições de Eeg. "The Bitter End" inicia o disco com Eeg transitando levemente através de um comovente vocal à la Nancy Wilson sobre um balanço funkeado traçado por Colley, Baron e Christoffersen. Outras inéditas incluem "Head Over High Heels", uma valsa rodopiante liderada pelos flexíveis acordes da guitarra e "Love Song", uma imponente balada que ela escreveu para seu marido com uma guitarra fluente, que mistura belamente uma canção com a melodia alegre de sua voz. 

No título da peça vocal sem palavras de Eeg, é emparelhada a uma melodia flutuante pelo seu quarteto que soa como Seventies de Pat Metheny, embora "Time To Go" seja uma canção folclórica liderada por um piano com Eeg utilizando um simples e impassível vocal, que tem nuances tristes do som de Karen Carpenter. Sua mais comovente composição é "Aleppo" sobre a condição das crianças alcançadas pela guerra civil da Síria, que é feita com um vocal sensível acompanhado por uma pulsação sensível de piano e guitarra.

Eeg também exibe suas habilidades em standards bem batidos. Ela toma um primeiro refrão divertido em "What Is This Thing Called Love" em dueto com a bateria encrespada de Joey Baron, antes do resto da banda vir, e em "Falling In Love" e "April" impulsiona ao lado de texturas de uma rica guitarra com deslumbrante sensibilidade. Ela encerra as coisas em um dueto blueseiro como o piano em "Anything Goes"  de Cole Porter, onde ela adiciona letra de sua lavra sobre uma expressão atual chamada "fake news" e influências russas.

Sinne Eeg é uma cantora fina com uma voz forte que pode, alternativamente, ser sexy ou delicada. Ela tem um real talento para carregar a melodia ou projetar um drama suavizado em seu canto e ela pode escrever canções movimentadas muito bem. Esperançosamente este    CD incrementará sua exposição na América.

Faixas: The Bitter End; Head Over High Heels; Love Song; What Is This Thing Called Love; Falling In Love With Love; Dreams; Aleppo; Time To Go; I'll Remember April; Anything Goes.

Músicos: Sinne Eeg: vocal; Jacob Christoffersen: piano; Larry Koonse: guitarra; Joey Baron: bateria; Scott Colley: baixo; Eeg, Warny Mandrup, Lasse Nilsson, Jenny Nilsson: vocais adicionais.

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: