playlist Music

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

TAYLOR HO BYNUM – ENTER THE PLUS TET (Firehouse 12 Records)


Não deve ser nenhuma surpresa que o trabalho original de Taylor Ho Bynum tenha como inspiração Anthony Braxton e o falecido Bill Dixon, dois dos seus mentores musicais. A real dor de cabeça chega no caminho destas aventurosas influências misturadas, e em casos separados, com o suíngue de orquestras e balanços expressivos de Prince. O mais impressionante é, na realidade, o PlusTet, um “time dos sonhos” de 15 músicos de mente aberta, que avançados galopam livres na composição com um infalível senso de sabor.

Em curtas interjeições de “Sleeping Giant” a partir da doação da banda para o trompete de Nate Wooley se “lambujar” e alguma gritaria coletiva. Mais solos se espalham em um singular ostinato criado por uma mistura de guitarra, vibrafone, baixo e bateria. Porém, na metade do caminho, o através da metamorfose do grupo dentro do que Bynum chama uma “nuance brilhante” evocando uma vibração de Prince. Mesmo como o grupo outra vez comprometendo-se em mais solos, o fundo carregado do R&B faz um senso perfeito.

“Three (for Me We & Them)” tira o chapéu para Me We & Them Orchestra de Jabbo Ware, uma orquestra que incluiu o membro do PlusTet , Bill Lowe (trombone baixo, tuba). Após um solo psicodélico da guitarrista Mary Halvorson e um toque rude de trombone baixo por Lowe, a banda levanta um suingue blueseiro, que sustenta a fluência na tradição tanto quanto a avant-garde.

“That Which Only … Never Before” toma seu nome de uma citação parafraseada de Bill Dixon, que encapsulou a abordagem de um improvisador. Neste espírito, Bynum inicia com algum esquema do estridente cornet de Dixon, e a cellista Tomeka Reid e o saxofonista alto Jim Hobbs oferecem solos penetrantes.

Esta banda faz suas influências prazerosas.

Faixas: Sleeping Giant; Three (for Me We & Them); That Which Only…Never Before.

Músicos: Taylor Ho Bynum: cornet, maestro; Nate Wooley: trompete; Stephanie Richards: trompete; Vincent Chancey: French horn; Steve Swell: trombone; Bill Lowe: trombone baixo, tuba; Jim Hobbs: saxofone; Ingrid Laubrock: saxofone; Matt Bauder: saxofone; Jason Kao Hwang: violino; Tomeka Reid: cello; Jay Hoggard: vibrafone; Mary Halvorson: guitarra; Ken Filiano: baixo; Tomas Fujiwara: bateria.

Fonte: Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: