playlist Music

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

ANDREW CYRILLE QUARTET – THE DECLARATION OF MUSICAL INDEPENDENCE (ECM)


Andrew Cyrille e seus companheiros de banda fazem suas intenções claras nesta maravilhosa nova gravação pela ECM. Esta é uma exploração imperturbável dentro do tempo, pulsação, espaço e atmosfera. O baterista de 76 anos inicia esta “declaração” a partir da abertura de batidas em staccato de “Coltrane Time” com uma cadência militar em movimento rápido que   borbulha abaixo dos lamentos, precipitações e suspiros da guitarra de Bill Frisell. Richard Teitelbaum dança sobre seus enlouquecidos sintetizadores, enquanto Ben Street oferece apenas as notas certas no baixo. Este quarteto prova que menos é mais, deixando amplitude de espaço para cada um e a música respirar. “Kaddish” de Frisell é um belo pregador da quietude e solidão. Ele cuidadosamente passeia em cada nota, embora Cyrille ressoe ao fundo, transportando um senso de poder distante. Em “Dazzling (Perchordially Yours) ”, Cyrille corre, desliza e mergulha através da sua parafernália. Estórias são contadas rapidamente como um grupo, e apenas tão rapidamente estancadas para deixar um tempo para elas submergir.   Teitelbaum limpa o som divertidamente para trás e para a frente nos fones de ouvido, e Street apresenta um avançado sermão de chamada-e-resposta a partir do seu baixo.  O número de encerramento, “Song For Andrew No. 1” de Frisell, oferece o melhor exemplo de onde Cyrille e seu quarteto estão chegando. O baterista versgasta com fogo rápido, através do seu instrumento, e a guitarra de Frisell expõ-se lenta e firme contra o balanço. Teitelbaum e Street, cada um, encontra apenas os pontos certos para criar tensão e relaxamento. A música resultante é ambiciosa, ainda que simples; rica, ainda que exposta e desafiante e ainda que infinitamente satisfatória. 

Faixas: Coltrane Time; Kaddish; Sanctuary; Say; Dazzling (Percchordally Yours); Herky Jerky; Begin; Manfred; Song For Andrew No. 1.

Músicos: Andrew Cyrille: drums, percussion; Bill Frisell: guitar; Richard Teitelbaum: synthesizer, piano; Ben Street: double-bass.

Fonte: FRANK ALKYER (DownBeat)

Nenhum comentário: