playlist Music

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

RON MILES - I AM A MAN (Enja/Yellow Bird)


O cornetista Ron Miles é um dos mais surpreendentes acompanhantes do jazz. Em qualquer ocasião, seu nome vem à conversação, músicos que tocaram com Miles mantêm uma parte de admiração a ele, duas partes em inspiração e três partes em respeito. O mesmo se mantem como verdadeiro para Miles como um líder de banda, como evidenciado em seu último lançamento, “I Am A Man”. É uma gravação da beleza provocante do pensamento em trabalho excessivo. O título (e a capa) é tomada do artista Glenn Ligon em uma peça chamada “Condition Report (2000)”. A música, como o trabalho de arte de Ligon, toma o caos social dos tempos. “No início da música negra norte-americana, houve um senso de triunfo sobre adversidade”, Miles disse em material para a imprensa para o lançamento. “Nós estamos em alguns tempos penosos em 2017, por certo. Porém, nós vimos isto antes. O povo negro lutando contra injustiça e encontrando uma solução positiva”. Para Miles, cuja solução é reunir um grupo de artistas estelares —o guitarrista Bill Frisell, o baterista Brian Blade, o pianista Jason Moran e o baixista Thomas Morgan—para tocar no coração, com pleno blues, coragem e insolência verbal. A faixa título é um blues peculiar, pleno de interação. “Darken My Door” foi escrita após Miles ter um sonho sobre sua futura sogra. Fala sobre as inseguranças que temos quando entramos em uma nova família. “Revolutionary Congregation” foi composta em homenagem a figuras religiosas, que serviram, também, como herois politicos como Martin Luther King Jr., Malcolm X e Gandhi. “Mother Juggler” é uma canção de amor para a mãe de Miles, e todas as mães. Porém, minha faixa favorita neste álbum é a que o encerra, “Is There Room In Your Heart For A Man Like Me”, que inicia com um impetuoso e suplicante solo de baixo por parte de Morgan, que ajuda a conduzir a humilde entonação, que se conecta com o coração na questão no título da canção.

Faixas: I Am A Man; Darken My Door; The Gift That Keeps On Giving; Revolutionary Congregation; Mother Juggler; Jasper; Is There Room In Your Heart For A Man Like Me?.

Músicos: Ron Miles: cornet; Brian Blade: bateria; Bill Frisell: guitarra; Jason Moran: piano; Thomas Morgan: baixo.


Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://br.video.search.yahoo.com/search/video?fr=yhs-invalid&p=RON+MILES+-+I+AM+A+MAN#id=5&vid=e08c811c21a6b92c11b79988c7767251&action=view


Fonte: Frank Alkyer (DownBeat)

Nenhum comentário: