playlist Music

terça-feira, 27 de novembro de 2018

WALKING DISTANCE FEATURING JASON MORAN – FREEBIRD (Sunnyside Records)


Não, nós não estamos falando que Lynyrd Skynyrd é requerido aqui. “Walking Distance”— o encantadoramente insolente e tecnicamente adepto da combinação do saxofonista alto Caleb Curtis, do saxofonista tenor Kenny Pexton, do baixista Adam Coté e do baterista Shawn Baltazor —está libertando a música de Charlie Parker de elos da sua zona de conforto.

Bird é certamente mais uma senha ao longo do trabalho, mas em uma desordem primorosa. Antes do que tocar o passado das convenções e produzir em série nas pinturas das capas, esta aguda fraternidade opta pelo uso de composições de Parker como inspiração, material para semeadura e trampolim. Os resultados são vinculados ao herói totêmico do alto, mas prazerosamente permanecem distante das suas execuções.

Muitas, se não a maioria, dos títulos destas canções traem suas influências composicionais, mas a música frequentemente mantém a face atiçadora. Na confortável caminhada de “Ghilnooorty Classic” e na pulsante “Simple Ghilnooorty”, por exemplo, é difícil perceber a influência de “Ornithology”, além de anagramas. E a despeito da adoção de uma entonação agitada tomada de “Moose the Mooche”, a fragmentada “Lost & Found” opera em sua própria órbita entusiasmente.

Metade das 12 faixas do álbum foca no núcleo da banda, mas apresentou o convidado Jason Moran para animar o resto em várias formas. O carregado “William” encontra-o adicionando maravilhosamente um manifesto macio, o lado amanteigado de “Feather Report” ressalta sua dinâmica e toque insistente, e “Bigment” dá-lhe uma oportunidade de colocar alguma alegria um front-passo dentro da ação em um ciclone de trabalho.

Bebop tem seu lugar aqui—em “Pexterity” e “Donnalise”, para citar dois pontos notáveis, mas a música que prova ser mais intrigante é aquela que a move para além. Parker não é cópia de ninguém, assim porque “Walking Distance” foi cercado por suas visões?

Faixas: William; Feather Report; Ghilnooorty Classic; Simple Ghilnooorty; Lost & Found; Bigment; Quasar Halo; Pexterity; Cheat Sheet; Donnalise; Fly By; Confirmation Bia.

Músicos: Caleb Curtis: saxofone alto, trompete; Kenny Paxton: saxofone tenor, clarinete; Adam Coté: baixo, mellotron; Shawn Baltazor: bateria, percussão; Jason Moran: piano; Ben Rubin: mellotron, baixo adicional.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Dan Bilawsky (JazzTimes)

Nenhum comentário: