playlist Music

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

HEADS OF STATE – FOUR IN ONE (Smoke Sessions)


Heads of State é composto pelo saxofonista Gary Bartz, pelo pianista Larry Willis, pelo baixista David Williams e pelo baterista Al Foster, um supergrupo postbop formado por instrumentistas na idade de ouro, cuja gênese data da participação dos membros no tributo a McCoy Tyner, em 2014, em Nova York, no clube Smoke. Este é o segundo lançamento da banda.

Um sentimento de merecida firmeza, quase uma calma outonal permeia este trabalho. Mesmo nas peças que tipicamente emprestam a eles alta energia, apresentam seu virtuosismo — o título da canção composta por Monk e “Moose the Mooche” de Bird, entre outras —Bartz utiliza suavemente afiado, algum timbre seco que evidencia diligência desobrigada, fazendo-o soar mais como uma poltrona de filósofo, então questionando a aventura (ele finalmente navega mais agudamente afiado no contorno em “Freedom Jazz Dance” de Eddie Harris, o encerramento do trabalho). Os acordes de Willis, suaves, mas enfaticamente, e sua nota simples esparramam-se, são hábeis e impecavelmente elaborados, adicionando em toda parte o sentimento de foco.  Williams é um profundo pacote suingante, mesmo seus solos, tão livremente exploratório quanto eles podem ser, adere aos seus temas rítmicos, estabelece Foster. O baterista, propulsivo e texturalmente complexo, entretanto através de indicações mais do que ferocidade.   

O som espalha-se mais ambicioso nas composições originais, transformando cada uma em destaque. Para citar duas: “And He Called Himself a Messenger” de Bartz é agudamente conduzida. Ele carrega a melodia e ritmo com graça livre, deixando o impulso propulsivo, carregando-o e lançando em redemoinhos de cores no topo. A balada de Willis, “The Day You Said Goodbye” é deslumbrante ainda que emocionalmente despojada, todas mais efetivas para a ausência de sentimentalismo. Na leitura do quarteto para o standard de Gershwin ,“Someone to Watch Over Me”, compaixão, não paixão, é acentuada.

Faixas

1 Four in One (Thelonious Monk) 7:18
2 And He Called Himself a Messenger (Gary Bartz) 4:26
3 Dance Cadaverous (Wayne Shorter) 10:01
4 Moose the Mooche (Charlie Parker) 5:28
5 Aloysius (Al Foster) 6:37
6 The Day You Said Goodbye (Larry Willis) 7:54
7 Milestones (John Lewis) 4:48
8 Keep the Master in Mind (David Williams) 6:57
9 Someone to Watch Over Me (George Gershwin / Ira Gershwin) 8:12  
10 Sippin at Bells (Miles Davis) 3:56       
11 Freedom Jazz Dance (Eddie Harris) 6:38

Fonte: David Whiteis (JazzTimes)

Nenhum comentário: