playlist Music

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

JASON STEIN QUARTET – LUCILLE! (Delmark Records)


O clarinetista baixo Jason Stein está em uma maior zona de conforto em “Lucille!”. Denominado assim para sua filha de 3 anos, o álbum apresenta um par dos seus camaradas de Chicago, Keefe Jackson (no saxofone tenor e no clarinete baixo) e Joshua Abrams (no baixo). Três das músicas vêm de do triunvirato eterno de Lennie Tristano, Lee Konitz e Warne Marsh—todos favoritos de Stein. Outra música, “Little Rootie Tootie”, foi gravada por Monk para seu filho.

Então, porque está distante de férias de estúdio, “Lucille!” soa assim incisivo e animado, como uma espécie convidativamente ampla de despertar? A introdução do grande baterista, residente em Nova York, Tom Rainey para o quarteto, certamente providencia uma espécie de júbilo X momento. Porém, o progressivo excitamento do álbum tem mais a fazer com a voz corajosa e independente que Stein traz para seu instrumento, e a habilidade que ele tem em impulsionar isto em torno de sua órbita. Seu senso de risco pode ser poderosamente liberado: o standard de Monk tocado em completo modo de free-jazz; “Dexterity” de Charlie Parker passa para uma aventura bop para clarinetes, com sua raspagem de linhas em uníssono e contrapontos inquisitivos. 

Desfrutando a química próxima, que eles desenvolveram ao longo dos anos, Stein e Jackson despacham ‘Lucille!” em um início com a corrida das figuras em  “Marshmallow” de Marsh, antes da abertura afinar para explorar as possibilidades melódicas. E eles revigoram o bebop original de Robert Hurst, “Roused About”— grande nomeação encontrada para o excelente saxofonista tenor, falecido, Charlie Rouse— com o toque pós-moderno. “Wow” de Tristano é mais consistente e um pouco mais excitável do que o compositor teria imaginado. Entre os três originais de Stein, “I Knew You Were”, primorosamente estabelece o líder contra bordões como gaitas de fole de Abrams, enquanto “Halls and Rooms” é um veículo extenso que inicia em modelo de simples suingue (explora toques texturais carismáticos de Rainey) antes dos procedimentos em uma trajetória de introspecção aguçada.

Faixas: Marshmallow; Halls And Rooms; Dexterity; Roused About; Ryder’s Uncle Dragon; Wow; Little Rootie Tootie; I Knew You Were; April.

Músicos: Jason Stein: clarinete baixo; Keefe Jackson: saxofone tenor, clarinete baixo; Joshua Abrams: baixo; Tom Rainey: baterista.

Fonte: Lloyd Sachs (JazzTimes)

Nenhum comentário: