playlist Music

sábado, 29 de dezembro de 2018

ORGANISSIMO - B3TLES: A SOULFUL TRIBUTE TO THE FAB FOUR (Big O Records)


Este não é o primeiro tributo do jazz aos Beatles, e não será o último, mas é um dos melhores. Organissimo—o trio do organista Jim Alfredson, do baterista Randy Marsh e do guitarrista Lawrence Barris (substituindo o membro original, Joe Gloss) —usa uma dúzia de canções dos Beatles como veículo para improvisação, e eles têm êxito em duas áreas onde outros tributos aos Beatles falharam: Eles tomam uma abordagem estilística diferente com cada canção, e eles rearranjam os familiares sons naturais.

Tocado por um trio de órgão, B3tles cai no guarda-chuva do soul-jazz. Porém, há flutuações no processo. Um ritmo de samba está estabelecido abaixo de “And I Love Her”, que inicia com um sublime solo de guitarra por parte do mais novo membro da banda. “Taxman” traz um furtivo retrabalho em 7/8, e você mesmo não o percebe até iniciar a contagem das batidas; a inventiva mudança de velocidade em 5/4 de “All You Need Is Love” é mais óbvia, com seu ritmo convulsivo. “While My Guitar Gently Weeps” soa como algo vindo de um filme noir. “Dear Prudence” é um encerramento leve para um programa de rock. Pense no Yes reimaginando-a. Então retrate the Meters fazendo “Come Together”, porque esta espécie de funk aquecido segue.

O trabalho de Alfredson é sofisticado e comovente, grande e rico aqui, esparso e descontraído. Ele não arranca quaisquer clichés do pacote de truques do B-3 (as duas chaves do B3, os glissandos das duas mãos, a nota simples sustentando-se por oito compassos). Isso não quer dizer que ele não irá completamente para o soul-jazz dos anos 60. Ele faz exatamente isto em uma vigorosa “Can’t Buy Me Love”, completa com rodopiante Leslie. Porém, ele não está sempre no Hammond, também toca o piano elétrico Wurlitzer e, na viagem da mente de um encerramento, sintetizador e efeitos dos pedais. “Within You Without You” é radicalmente espaçosa, como algo distante de um filme de ficção científica, com Bill Vits ajudando na percussão e Mike List tocando tabla. Os Beatles aprovariam.

Faixas: Taxman; Dig A Pony; And I Love Her; All You Need Is Love; Can't Buy Me Love; I Will; Dear Prudence; Come Together; The Long And Winding Road; If I Fell; While My Guitar Gently Weeps; Within You Without You.

Músicos: Jim Alfredson; Hammond organ, Wurlitzer Electric piano; sintetizadores; Lawrence Barris: guitarra; Randy Marsh: bateria; Bill Vits: percussão (1, 3, 5, 9, 12); Mike List: tabla (12).

Fonte: Steve Greenlee (JazzTimes)

Nenhum comentário: