playlist Music

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

REBECCA MARTIN & GUILLERMO KLEIN – THE UPSTATE PROJECT (Sunnyside)


Algumas faixas em “The Upstate Project” são melhores que outras. Sim, há uma unidade conceitual para o álbum: cantora-compositora Rebecca Martin e o pianista/compositor/vocalista Guillermo Klein escreveram ou adaptaram 12 composições de jazz, vestindo-as no processo com (às vezes, bilíngue) letras. Eles ajustaram juntos estilisticamente, também, um improvável— melancólico e sombrio—casamento das visões idiossincrásicas de Martin e Klein. Entretanto, onde a qualidade é um atributo, não há consistência. 

Admitidamente, o mundo fatigado com pronúncia gutural de Martin tem um sabor adquirido. Porém, não há nenhuma negação apontada em “The Upstate Project”, funciona bem com vibração mais sombria do que Klein traz. O mais notável é “Freedom Run”, um retrabalho de “Cycle 5” de Kurt Rosenwinkel; ostensivamente sobre a violência Israelense/Palestina, palavras na maior parte compreendem a repetição de uma parelha de versos de Martin (“Na seriedade do meio-dia/Há um elemento de brinquedo de criança”) e a frase título. Vem uma grande chave fervorosa que Martin—e Klein, em Espanhol—acentuam. A dicotomia Inglês-Espanhol também tem sucesso breve, triste como “Like Every Other Day”, no qual Klein canta a letra chamada “Llorando Fuerte”. Klein e Martin coescreveram “Outside It Rains for Them”, onde há um laço entre melancolia e esperança, e o encerramento do álbum “To Up and Go”, a única composição e bela realização vocal de Martin com ascendências e descendências que se enredam com sua guitarra, o piano de Klein, e com o baixista Larry Grenadier e com o baterista Jeff Ballard.

O sucesso não está fechado neste projeto, de qualquer modo. A abertura “Just as in Spring” cruza da escuridão à melancolia, com o uso da voz de Martin e da abordagem caricatural do pequeno bordão de Klein. A estrutura da letra de Martin para “Thrones and Believers” de Klein é ineficaz. E “In the Nick of Time” tem uma soberba melodia e uma letra aproveitável, mas é desajeitada pelo cliché discordante, marcando a passagem do tempo repetidamente cantado. Mesmo coautores necessitam de bons editores.

Faixas

1 Just as in Spring (Guillermo Klein / Rebecca Martin) 3:52
2 To Make the Most of Today (Rebecca Martin / Brad Mehldau) 4:51
3 On a Sunday Morning (Guillermo Klein / Rebecca Martin) 3:44
4 Thrones and Believers (Guillermo Klein / Rebecca Martin) 4:31
5 Later on They'll Know (Rebecca Martin / Ron Sexsmith) 3:52
6 When Things Like These Go Wrong (Jesse Harris / Rebecca Martin / Frank Tedesso) 2:27          
7 Freedom Run (Rebecca Martin / Kurt Rosenwinkel) 5:42
8 Like Every Other Day (Guillermo Klein / Rebecca Martin) 3:40
9 Outside It Rains for Them (Guillermo Klein / Rebecca Martin) 4:09
10 In the Nick of Time (Larry Grenadier / Rebecca Martin) 5:40
11 Hold On (Bill Frisell / Rebecca Martin) 3:33
12 To Up and Go (Rebecca Martin) 3:41

Fonte: Michael J. West (JazzTimes)

Nenhum comentário: