playlist Music

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

DON BYRON / ARUÁN ORTIZ – RANDOM DANCES AND (A) TONALITIES (Intakt Records)


Se a última palavra de seu título dá a você uma pausa, favor note os parênteses. Embora, Don Byron e Aruán Ortiz não estejam acima dançando para alcançar harmonias adicionais e convencionais, a maioria do que eles tocam aqui é solidamente tonal. Às vezes, como com a leitura suavizada deles para “Black and Tan Fantasy” de Ellington, próximo ao tradicional, assim mesmo se os solos se inclinam para favorecer modalidades angulares, eles não fazem ao dispêndio do blues ou a um apropriadamente senso de balanço Ellingtoniano.  

Isto dito, há uma atonalidade atual, apenas no misterioso, no senso estrito caótico da palavra free-jazz. “Numbers”, de Ortiz, é uma música genuína em 12 tons, cuidadosamente composta e meticulosamente improvisada para evitar qualquer centro tonal. Ainda que o piano de Ortiz e o tenor de Byron conduzam, é uma beleza alienada não removida para longe da melancolia sobrenatural de trabalhos mais tranquilos de György Ligeti. Você quase tem que trabalhar para ouvir a atonalidade.

Há uma tranquila e similarmente complexidade para a harmonia em “Musica callada, Vol. 1: No. 5, Quarter Note = 54”, que é baseada na peça do compositor catalão Federico Mompou. Byron está no clarinete aqui, tocando assim firme, que você quase pensaria que estava em Mi bemol no instrumento de sopro, e com sua entonação suavemente fluída contra os tranquilos fragmentos ao piano. Não é esta a única peça clássica redirecionada, assim como Byron oferece um solo franco de uma transcrição de clarinete para um movimento da Violin Partita No. 1 em Si Menor de Bach. Isto deve parecer uma escolha singular para um álbum de duetos do jazz, mas tendo lá as notas feitas de forma mais fácil para ecoar Bach em “Delphian Nuptials” de Byron. Como todas as coisas aqui, as ideias e influências são encrespadas e entrelaçadas.

Faixas: Tete's Blues; Black And Tan Fantasy; Música Callada: Book 1, V. ([M.M.] crochet = 54); Joe Btfsplk; Numbers; Dolphy's Dance; Violin Partita No.1 In B Minor, BWV 1002, II. Double; Delphian Nuptials; Arabesques Of A Geometrical Rose; Impressions On A Golden Theme.

Músicos: Don Byron: clarinete, saxofone; Aruán Ortiz: piano.

Fonte: J.D. Considine (JazzTimes)

Nenhum comentário: