playlist Music

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

KIRK LIGHTSEY & HAROLD DANKO – SHORTER BY TWO: THE MUSIC OF WAYNE SHORTER PLAYED ON TWO PIANOS (Sunnyside)


Mesmo um consciencioso colecionador de jazz não deve lembrar do lançamento original “Shorter by Two” em 1984, interpretado por Kirk Lightsey e Harold Danko, dois dos mais subestimados pianistas do jazz, então e agora. Porém, 33 anos depois, Wayne Shorter tendo assumido uma arte mais diplomática e aclamado como um dos maiores compositores vivos do jazz, traz a música, neste ponto que tem maior prestígio, mesmo quando seus intérpretes continuam pouco reconhecidos.

Talvez, a remasterização da Sunnyside de “Shorter by Two” possa ajudar a consertar isto. As canções de Shorter são poderosos chamarizes, mas uma vez mais é difícil resistir à interpretação de Lightsey e Danko em, por exemplo, “Dance Cadaverous”, onde Lightsey—provavelmente os pianistas estejam centrados no amálgama—articula a melodia em charmosos movimentos rápidos contra um ágil passo de balé de Danko, oferecido como uma harmonia de Debussy. Ou “Pinocchio”, na qual os pianistas movimentam-se juntos em passos gregários que, pela intermitência das suas linhas do baixo, poderiam ter sido uma contenda dentro do estilo stride-piano (“Marie Antoinette” é mais lenta, porém mais stride-piano ainda).

Não seria apropriado dizer que Lightsey e Danko reharmonizam as composições de Shorter—a ideia é um anátema. Porém, eles encontram novas formas para examinar a riqueza harmônica. Eles não tentam recriar as densas dissonâncias de Herbie Hancock a partir da gravação de  Shorter, em 1967, de “El Gaucho”. Filtrando, entretanto, as descobertas, em duo, da bela exuberância por baixo. “Ana Maria” é apenas o oposto: Os pianistas trazem para a frente novas camadas harmônicas (e engrossam-nas dedilhando as cordas do piano como uma harpa), resultando em melancolia e opulência. A remasterização da Sunnyside é um presente: “Shorter by Two” é uma obra-prima não cantada, que esteve pedindo por sua redescoberta. 
  
Faixas

1 - Ana Maria
2 - Delores
3 - Dance Cadaverous
4 - Pinocchio
5 - Marie Antoinette
6 - Armageddon
7 - Lester Left Town
8 - Witch Hunt
9 - Iris
10 - El Gaucho
11 – Nefertiti

Fonte: Michael J. West (JazzTimes)

Nenhum comentário: