playlist Music

sábado, 26 de janeiro de 2019

KRIS ALLEN – BELOVED (Truth Revolution)


O segundo álbum do saxofonista Kris Allen como líder apresenta uma plenitude de originalidades, lirismo e sensibilidade no jazz moderno. O nativo de Connecticut, que estudou com Jackie McLean em Hartford é um constante artista residente no Williams College em Massachusetts, dedica muito das suas composições em “Beloved” para louvar alguns dos seus influenciadores musicais, por quem ele mantém carinho. Tocando principalmente saxofone alto (soprano em uma faixa), Allen lidera o grupo com o saxofonista tenor Frank Kozyra, o baixista Luques Curtis e o baterista Jonathan Barber, todos amigos próximos da cena de Hartford, Connecticut, em uma excursão misteriosa, ainda que refletida, através de formas não padronizadas, que são parte escritas, parte não simpáticas. Sem nenhum pianista ou guitarrista no grupo, as mudanças de acordes para as composições de Allen são frequentemente menos óbvias, às vezes completa, e a banda está livre para tomar maiores liberdades com a harmonia. Os saxofonistas estão completamente expostos, carregando o   o enorme peso com delicadeza e graça. Quando eles emparelham em compactas melodias em uníssono, eles combinam timbre com efeito quase mágico e transformador. Quando eles desintegram a harmonia ou contraponto, a música toma novas profundezas de complexidade e sofisticação. Os responsáveis pelo ritmo são sólidos e autoconfiantes, providenciando, apenas, a pulsação adequada e síncopes, nunca dominando. Todas as coisas fluem de forma que soam completamente natural e convida a repetir as audições. “Beloved” é um trabalho de arte que objetiva conectar os melhores aspectos da natureza humana e sugere valores de diversidade e cooperação. Por tudo, é um tremendo sucesso, e um dos melhores lançamentos do ano. 

Faixas: Lowborn (Proverbs 62:9); Mandy Have Mercy; Lord Help My Unbelief; Flores; One For Rory; Bird Bailey; Beloved; Hate The Game; More Yeah; Threequel.

Músicos: Kris Allen: saxofones alto e soprano; Frank Kozyra: saxofone tenor; Luques Curtis: baixo; Jonathan Barber: bateria.

Fonte: ED ENRIGHT (DownBeat)

Nenhum comentário: