playlist Music

sábado, 5 de janeiro de 2019

LAUREN SEVIAN – BLISS (Posi-Tone Records)


O apelo de “Bliss” é simples: Lauren Sevian toca um profundo e bem encorpado sax barítono com vivaz agilidade de um saxofonista alto. E embora haja poucos iguais a Sevian , que podem clamar o mesmo, eles não são associados com o baixista Christian McBride. O baterista E.J. Strickland e o pianista Robert Rodriguez preenchem o quarteto estelar. O saxofonista alto Alexa Tarantino, um antigo amigo de Sevian e colíder na banda LSAT, convidados em três faixas e compõe a única não original de Sevian (“Square One”) entre as canções aqui. 

Sevian, provavelmente melhor conhecida por seu extenso trabalho na Mingus Big Band, entende que “Bliss”, seu segundo álbum como líder, é uma vitrine de cristalização de uma carreira, e ela não lança bafejos. A abertura sintoniza Coltrane, “Triple Water”, é uma intencional obra-prima, com dois separados solos deslumbrantes, temperados com rápidas modulações, notas altas ampliadas e discretos movimentos guturais. “Miss Lady” negocia alguns agrupamentos de notas tormentosas e então se assenta em suíngue alegre. “Lamb and Bunny” é um “passa bastão” de solos empolados, enquanto “Evergreen” demonstra a paciência e restrição de Sevian.

O colossal som de McBride é um ideal realçador de uma grande entonação metálica do barítono, e se ele está galopando em “Lamb and Bunny”, patrocinando a pulsação das batidas dos pés de   “In the Loop” ou estimulando seu metrônomo no lado mínimo, suas contribuições são limpas, penetrantes e suingantes. Em contraste, Strickland e Rodriguez estão relativamente suaves. Às vezes Sevian curva-se muito à sua técnica, desnecessariamente agitadas no que seria uma balada em “Goldies Chance” e filtrando a essência do blues em “Bluesishness” com frases que seriam mais impressionantes em um contexto autônomo. Mais frequentemente, entretanto, esta é uma festa de debutante para celebrar,  complementada por “Minimal Moves”, que utiliza a progressão harmônica de “Giant Steps” para uma memorável demonstração de entusiasmo.

Faixas: Triple Water; Square One; Bliss; Bluesishness; Goldies Chance; Miss Lady; Lamb and Bunny; In The Loop; Evergreen; Minimal Moves.

Músicos: Lauren Sevian: saxofone barítono; Alexa Tarantino: saxofone alto; Robert Rodriguez: piano; Christian McBride: baixo; E.J. Strickland: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Britt Robson (JazzTimes)

Nenhum comentário: