playlist Music

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

JUSTIN KAUFLIN – COMING HOME (Qwest)


A maioria do escrito sobre o pianista Justin Kauflin resume sua biografia: a perda da sua visão aos 11 anos, seu mentor inicial foi o falecido Clark Terry (registrado no documentário Keep On Keepin’ On), e seu reconhecimento por Quincy Jones, que o contratou para seu selo Qwest e produziu seu álbum de 2015, “Dedication”. O currículo é ainda importante, embora principalmente para confirmar que Kauflin tem cumprido sua promessa. Ele teve vários anos no qual o belo tom de sua voz tanto quanto como instrumentista e compositor transcendeu a história de fundo, e apesar de seu terceiro lançamento como líder, em muitas formas sente-se como a primeira vez na qual Kauflin está verdadeiramente contando sua própria história.

Produzido por Jones e Derrick Hodge, “Coming Home” encontra o alongamento conceitual e sonora do artista, em suas próprias composições e poucas interpretações agudas (Sufjan Stevens, John Lennon). Trabalhando com o guitarrista Alan Parker, o baixista Chris Smith, e o baterista Corey Fonville, Kauflin adentra em um balanço melancólico na faixa título de abertura do álbum e raramente levanta mais que um entalhe ou dois. Ele está mais interessado, em “Coming Home”, em assentamento e manutenção de humores e modelo, via instrumentação acústica e elétrica, do que estar em virtuosa exibição.

Na espacial “Present Day”, uma das inéditas, Kauflin está contente em repetir a mesma configuração de acorde, ziguezagueando da direita para a esquerda depois para trás outra vez, enquanto Fonville faz a firme elevação. As duas tomadas para “Strawberry Fields” de Lennon, banda e solo, lançam duas canções distintas. “Coming Home” é um Justin Kauflin muito diferente, do que já ouvido antes. É um manifesto definitivo e ele deu este nome por uma boa razão. 

Faixas

1 Coming Home              
2 Looking Forward         
3 Pendulum      
4 Transition       
5 Lost   
6 Country Fried               
7 John My Beloved        
8 Present Day   
9 Strawberry Fields        
10 Somethin' Somethin'              
11 Somethin' Somethin' Revisited           
12 The Carousel              
13 Strawberry Fields Solo

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Jeff Tamarkin (JazzTimes)

Nenhum comentário: