playlist Music

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

MARCIN WASILEWSKI TRIO – LIVE (ECM Records)


Como esta revista escreveu, as tristes notícias sobre a morte de Tomasz Stanko estão ainda frescas. O Marcin Wasilewski Trio, com o baixista Slawomir Kurkiewicz e o baterista Michal Miskiewicz, foi introduzido ao mundo em 2002, no álbum de Stanko pela ECM, “Soul of Things”. Eles eram novos e desconhecidos então. Tocando com o mais importante músico de jazz de seus país, a Polônia, eles soaram, cuidadosamente, igualmente experimental.

Para lá de dois álbuns de Stanko, “Suspended Night (2004) ” e “Lontano (2006) ”, vem a ser aparente porque Stanko acreditou neles, e o que eles ensinaram. Estes três, como Stanko, compreenderam que a escuridão do silêncio pode ser como uma parte da música como a luz que os músicos seletivamente impõem sobre o silêncio.  

Eles têm agora cinco discos feitos pela própria ECM, e passaram a ser um dos mais criativos e estáveis trios de piano do jazz. Eles estão todos no início dos seus quarenta anos, mas estão juntos há 25 anos. “Live” foi gravado em 2016 em um concerto para 4.000 pessoas no festival Jazz Middelheim na Antuérpia, Bélgica. Contém um épico compromisso com “Message in a Bottle” do Police. Para a geração deste trio, canções de Sting são standards. Acima de sua antiga e cativante percepção pop dos anos 1980, eles desatrelam a energia de jazz em torrentes: imoderadamente em um piano deslizante, detonações da bateria, um redemoinho no solo de baixo.

Há faixas aqui como “Three Reflections” e “Austin”, que contêm o frequente lirismo fragmentário e meditativo, uma atmosfera no esquema noturno de Stanko de seus quatro álbuns anteriores pela ECM. Porém, mais frequentemente, antes de um amplo, estrondoso ajuntamento, eles escolhem aquecer. Este trio não é uma tentativa mais ampla. Peças como “Night Train to You” e “Actual Proof” de Herbie Hancock apresentam sua proficiência e coesão, mas não sua magia. No jazz corrente, proficiência e coesão não estão em curta oferta. A magia sempre está.

Faixas: Spark Of Life / Sudovian Dance; Message In A Bottle; Three Reflections; Night Train To You; Austin; Actual Proof.

Músicos: Marcin Wasilewski: piano; Slawomir Kurkiewicz: baixo; Michal Miskiewicz: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: