playlist Music

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

MARK WHITFIELD – LIVE & UNCUT (Chesky)


O grande conceito para o último lançamento do guitarrista Mark Whitfield é … nenhum conceito. Como sugerido pelo título do álbum, é um documento de um concerto gravado mais cedo, neste ano, pela Rockwood Music Hall em Manhattan. A Chesky simplesmente reúne o reúne ao baixista Ben Allison e pelo baterista Billy Drummond, que já trabalharam anteriormente com ele, selecionado para uma performance apropriada e um engrenagem sonora segura e pura, reunindo uma audiência e pressionado o “grave”.

Trio mágico, mais ou menos, resulta nos três, capturados no simples microfone biauricular, capacitando uma intimidade fortificada, passa para quatro provados e verdadeiros   standards e duas composições de Drummond. “Live & Uncut” oferece uma abordagem clássica da produção do álbum e programação, e a agitação sonora resultante é plenamente saborosa, iniciando com “Without a Song”, que com mais de 10 minutos é a mais faixa mais longa do disco. Vagueando em um passo de tempo médio, Whitfield segue sua leitura mais simples da melodia com um solo temperado, notas simples em rápidas sucessões e figuras de acordes, e goteja na paisagem sonora do solo vagueante de Allison, seguido pelo intercâmbio da seção em “Invitation”, onde os músicos dispensam o típico formato latino-para-suíngue, cravando um ritmo modificado de bossa. Eles interpretam, sem forçar,  “Willow Weep for Me” com uma batida introdutória blueseira ao fundo.

Monk está aqui duas vezes, com uma apropriadamente leitura encorpada de seu brinquedo de “passa na frente” em “Jackie-ing”, apresentando algumas das mais inspiradas interações rítmicas do grupo e uma extensa vitrine para a seção rítmica, e “Changes for Monk and Trane” de Drummond com viva melodia na cobertura rastejante das trocas de acordes. Embora não haja surpresas aqui, Whitfield, Allison e Drummond prosperamente providenciam uma visão prazerosa e destes espertos três grandes músicos fazendo bem as coisas que eles sabem. Isto é bastante recompensador.

Faixas

1 Without a Song (Edward Eliscu / Billy Rose / Vincent Youmans) 10:15
2 Invitation (Bronislaw Kaper / Paul Francis Webster) 7:32
3 Willow Weep for Me (Ann Ronell) 9:36
4 Changes for Monk and Trane (Billy Drummond) 8:05
5 Jackie-ing (Thelonious Monk) 6:17
6 Dubai (Billy Drummond) 7:45


Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 



Fonte: Philip Booth (JazzTimes)

Nenhum comentário: