playlist Music

domingo, 3 de fevereiro de 2019

ROB MAZUREK / EMMETT KELLY – ALIEN FLOWER SUTRA (International Anthem Recording)


Nada é novo para Rob Mazurek viajar na estrada menos ocupada. O que é surpreendente é que ele continua posicionado em muitas rotas alternativas de expressão. Seu compasso criativo apontando em direções raramente vistas por outros. “Alien Flower Sutra”, um (majoritariamente) lançamento em duo com Emmett Kelly, explora ainda outra configuração artística de elementos, que deveria ser não relatável, mas são fornecidos o oposto de forma completa.

O conceito para “Alien Flower Sutra” foi um trabalho em progresso, por algum tempo, na forma como Mazurek tentou e testou várias ideias e componentes através de seu pessoal processo criativo, performances efetivas e com vários contatos no mundo. Entre testemunha para o desenvolvimento do projeto estava o guitarrista e vocalista Kelly. Conhecido inicialmente por seu trabalho com um grupo de rock, The Cairo Gang, Kelly escreveu as letras para várias faixas , enquanto Mazurek se responsabilizou pelas músicas.

Os vocais etéreos de Kelly nas faixas iniciais, "Back to the Ocean, Back to the Sea" e "Android Love Cry" às vezes amalgamam-se com a eletrônica, criando um instrumento orgânico que é lastimoso e agitado ao mesmo tempo. "Bright Nights Havoc" traz convidados como Guilherme Granado (São Paulo Underground) e Carlos Issa adicionando mais camadas de eletrônica e guitarra adicional. O resultado poderia muito bem ser uma versão discrepante da versão da música. "Of Time Wasted" inicia com o violão de Kelly e um vocal que parece ser transmitido através de antigas antenas em circuito. Natural da Bretanha, Mazurek, empresta sua voz para o fundo musical de "Embryo Genesis", que é um cruzamento entre carnaval e música de igreja misturando-se com a leitura eletronicamente espiritual de Kelly em "We Are One". "Overture Towards the Beginning of the End of Time" é um épico instrumental de vinte e um minutos, que conduz a pungência através de um quase zumbido eletrônico.

Como muito do trabalho posterior de Mazurek, “Alien Flower Sutra” reflete a afinidade do artista às ciências, real e possível, adiante, com uma profunda espiritualidade. Tudo isto vem através destas peças, cada uma tendo seu próprio senso de maravilha na forma como Mazurek explora a coexistência da humanidade e estruturas cibernéticas, que têm sido premeditadamente propostas para recolocar sua funcionalidade. É uma matéria prima impetuosa e funciona em vários níveis com cada sucessiva audição. 

As versões em CD e vinil de “ Alien Flower Sutra” incluem pinturas originais de Mazurek. É uma faceta da sua capacidade artística para a qual ele parece estar devotando uma boa parte do tempo e criativa energia, e seu trabalho visual é realmente impressionante.

Faixas: Back to the Ocean, Back to the Sea; Android Love Cry; Blackout; Bright Nights Havoc; I Untied My Wrists; Of Time Wasted; Remember Nothing; Embryo Genesis; We Are One; Overture Towards the Beginning of the End of Time.

Músicos: Rob Mazurek: tratamentos eletrônicos, sintetizadores modulares, cornet; Emmett Kelly: voz, guitarra; Thomas Rohrer: Rabeca (3 Blackout); Guilherme Granado: sintetizador, sampler, eletrônica (4 Bright Nights Havoc); Carlos Issa: guitarra, eletrônica (4); Brittany Mazurek: voz (8).

Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: