playlist Music

domingo, 3 de março de 2019

ALLEN TOUSSAINT – AMERICAN TUNES (Nonesuch Records)


O poderoso rio das canções americanas flui em muitas diferentes direções: blues, gospel, jazz e funk são parte da água turva que constitui a música.

O pianista, compositor, arranjador e produtor de gravações, Allen Toussaint, que tristemente faleceu em 2015, foi uma importante parte no andamento do legado da música americana. Ele foi um dos arquitetos do R & B de New Orleans, mas este horizonte musical foi mais amplo que apenas um simples gênero. Mais do que qualquer coisa, seu último álbum “American Tunes” exibe a habilidade de Toussaint para conectar muitos diferentes gêneros com um entendimento empático da tradição.

O álbum inclui as canções de diversos compositores e letristas como Duke Ellington, Professor Longhair, Earl Hines e Paul Simon, cujo "American Tune" é ecoado no título do álbum.

A leitura de Toussaint para a composição romântica do pianista Bill Evans, "Waltz for Debby", é um fino exemplo de sua pessoal abordagem para a música. Um sofisticado ritmo latino sublinha a música e a valsa passa a ser mais pulsante que o original sem perder seu suave lirismo.

Há também campo para duas composições feitas por Toussaint: "Dolores' Boyfriend" dá um aceno para as lambidelas do balanço do piano do Professor Longhair, embora "Southern Nights" esteja descrita em toda sua beleza lírica na leitura da balada que está distante da versão feita pelo cantor e compositor, Glen Campbell.

Estas são apenas duas canções do muito que Toussaint tem contribuído para o tesouro das tradicionais canções norte-americanas. “ American Tunes” é um álbum que confirma o lugar de Toussaint no catálogo da música americana.

Faixas: Delores' Boyfriend; Viper's Drag; Confessin' (That I Love You); Mardis Gras In New Orleans; Lotus Blossom; Waltz For Debby; Big Chief; Rocks In My Bed; Danza op. 33; Hey Little Girl; Rosetta; Come Sunday; Southern Nights; American Tune

Músicos: Allen Toussaint: piano e vocal; Jay Bellerose: bateria e percussão; Bill Frisell: guitarra; Greg Leisz: weissen born; Charles Lloyd: saxofone tenor; David Piltch: baixo; Adam Levy: gut-string guitar; Cameron Stone: cello; Amy Shulman: harpa; Rhiannon Giddens: vocal; Van Dyke Parks: segundo piano e arranjos orquestrais.

Fonte: Jakob Baekgaard (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: