playlist Music

sábado, 2 de março de 2019

CORY WEEDS – LET´S GROOVE – THE MUSIC OF EARTH WIND & FIRE (Cellar Live)


Nas últimas audições, o canadense Cory Weeds manejou um significativo novo suingue no saxofone tenor com o soberbo trio de Jeff Hamilton nos álbuns “Dreamsville” e “ This Happy Madness”. Em “Let's Groove: The Music of Earth, Wind & Fire”, Weeds move-se do tenor ao alto (com nenhuma perda do mérito) ao lado do tenorista e companheiro canadense, Steve Kaldestad, do maestro Mike LeDonne no Hammond B3, do guitarrista Dave Sikula, do baterista Jason Tiemann e (em quatro faixas) do percussionista Liam MacDonald.

Este é a terceira colaboração entre Weeds e LeDonne, as duas primeiras tendo pesquisado a música dos boppers Hank Mobley e Jackie McLean. Mas não há erro, esta última aliança adere a uma batida alegre do R&B, mantendo o temperamento do EW&F, algo que parece encaixar muito bem na banda. Se há uma fragilidade no projeto, é que a maior parte da música, no que diz respeito ao ritmo e tempo é complementar. Isto quer dizer, as variações são tanto como uma regra, quanto algo secundário. Há uma balada ("Imagination") e um incendiário afro-jazz ("Kalimba") que se transformam em algo além do desenho requisitado, mas elas são exceções.

O resultado final faz a exibição de quase qualquer forma de música, R&B incluso, empresta a si mesmo sob circunstâncias próprias para uma interpretação agradável de jazz. A marca neste caso inclui músicos aperfeiçoados e versáteis e músicos que dão à música sua conveniência, adotando o espírito dos temas originais, embora dando-lhes o espírito em rotação mais jazzística, que serve para acrescentar seus charmes imanentes. Weeds e Kaldestad compreendem uma impressionante linha de frente, enquanto LeDonne e seus companheiros proporcionam uma tensa e inflexível cortina rítmica.

Os que são familiares com o EW&F deve reconhecer alguma (ou tudo) destas canções ofertadas, muitas das quais estão sob o balanço do poderoso Hammond de LeDonne (que remove a necessidade do baixo ou piano) e envolve solos irresistíveis por parte de Weeds, Kaldestad, Sikula e Tiemann, tanto quanto pelo próprio LeDonne. Para aqueles que saboreiam o ritmo que é temperado com blues, esta é uma sessão geralmente prazerosa, que leva seus pés a seguir o balanço ao lado de Weeds e seu adorável quinteto / sexteto.

Faixas: Let’s Groove; Getaway; Devotion; You and I; The Way of the World; Imagination; Shining Star; Kalimba; After the Love Is Gone.

Músicos: Cory Weeds: saxofone alto; Steve Kaldestad: saxofone tenor; Mike LeDonne: Hammond B3 organ; Dave Sikula: guitarra; Jason Tiemann: bateria; Liam MacDonald: percussão (2, 5, 6, 8).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Jack Bowers (AllboutJazz)

Nenhum comentário: