playlist Music

terça-feira, 12 de março de 2019

KELLY GREEN TRIO – VOLUME ONE (KGMusic)


The Kelly Green Trio inicia seu álbum de estreia, “Volume One”, com uma interpretação de quase 10 minutos da joia de Jerome Kern/Johnny Mercer, “I’m Old-Fashioned”, que estabelece a premissa oposta da letra. Sutilmente reharmonizando o standard, o trio soa de toda forma, exceto fora de moda, modernizando a melodia já comprimida de Kern, sem nada tirar da beleza da sua inventiva linha. É uma performance que estabelece um patamar alto, onde Kelly, na maior parte do tempo, encontra um programa completo de canções da primeira metade do século XX.  

Como pianista, vocalista, arranjadora e líder, Green mantém um raro balanço, interagindo com seu trio, enquanto servindo com seu próprio ornamento. Orientado pelo trabalho seguro de Evan Hyde e o flexível trabalho de bateria e o baixo de Alex Tremblay, o grupo aplica seu orgânico e dinâmico estado de arte para uma intrigante formação assentada. Mais que nove minutos, Harry Warren e o sucesso de Mack Gordon, de 1945, “I Wish I Knew” traz um tratamento expansivo similar a Kern, na forma como o grupo escava a melancolia da canção e seu humor inconstante.

A única inédita do álbum, “Daily Lies”, a momentaneamente queixosa de Green, oferece um olhar rápido dela como uma compositora com um forte senso melódico e uma vocalista com bom sentimento pelo material, que se ajusta bem e um som que pode ser tomado dos matizes iniciais de Betty Carter sem ginástica. O trio torna mais rigorosa a ação com uma versão focada de “My Ideal” e uma travessura galopante de “The Dry Cleaner From Des Moines” de Joni Mitchell. O estimulante encerramento, uma miscelânea de Bird-encontra-Fats de “Marmaduke” e “Honeysuckle Rose”, parece proposital para extrair um merecido bis. Que venha o Volume Two.

Faixas: I'm Old Fashioned; I Wish I Knew; Daily Lies; My Ideal; The Dry Cleaner From Des Moines; I Understand; Marmaduke/Honeysuckle Rose.

Músicos: Kelly Green: piano, vocal; Alex Tremblay: baixo; Evan Hyde: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Andrew Gilbert (JazzTimes)

Nenhum comentário: