playlist Music

segunda-feira, 8 de abril de 2019

GILAD HEKSELMAN – ASK FOR CHAOS (Hexophonic Music/Motéma)


A despeito do seu título, “Ask for Chaos”, Gilad Hekselman tem uma suavidade melódica que deve presumir na música em toda superfície e não ouvir algo mais profundo. É uma reação compreensível, dada a quantidade de efeitos eletrônicos aplicados aqui, mas equiparando o processo com a falta de profundidade, porque há grandes quantidades plenas abaixo destas texturas polidas.

Hekselman lidera dois trios aqui, que requerem algum ajuste. O primeiro é o gHex Trio, com o baixista Rick Rosato e o baterista Jonathan Pinson. Presumivelmente o nome impede recolher o hexágono usado pela síntese da guitarra; certamente Hekselman apresenta uma ampla exibição não usual de timbres e texturas com o grupo, como a superior “Milton” parece sugerir uma adição do piano. Porém, a interação, particularmente entre guitarra e baixo, é surpreendentemente livre, com plenitude de estímulos a partir de Rosato.

O outro trio é ZuperOctave, com Aaron Parks no piano, teclados eletrônicos e Kush Abadey na bateria. Como a própria banda fusion de Parks, Little Big, as texturas e balanços decorrem pesadamente do R&B, mas o conteúdo melódico e harmônico é muito mais complexo, frequentemente é tão exigente quanto é bonito. Isto é particularmente o caso com o programa flexibilizado em “Home to You”, mas “VBlues” e a intitulada como ficção científica “Prologu00001101” demonstram que estes três podem colocar os dentes na música quando necessário. Ainda, aqueles com uma aversão das amostras das palmas, quererá, provavelmente, saltar “Clap Clap”.

Faixas: Prologuoooo1 101; VBlues; It Will Get Better; Tokyo Cookie; Stumble; Milton; Home To You; Little Song For You; Clap Clap; Do Re Mi Fa Sol.

Músicos: Gilad Hekselman: guitarra, baixo; Rick Rosato: baixo; Jonathan Pinson: bateria; Aaron Parks: sintetizadores, Rhodes, piano: Kush Abadey: bateria, teclados.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assista ao vídeo abaixo:

 
Fonte: J.D. Considine (JazzTimes)

Nenhum comentário: