playlist Music

sexta-feira, 12 de abril de 2019

JOSHUA REDMAN QUARTET – COME WHAT MAY (Nonesuch)


O excelente novo álbum de Joshua Redman marca um tipo de regresso ao lar. O saxofonista tenor está reunido a Aaron Goldberg no piano, Reuben Rogers no baixo e Gregory Hutchinson na bateria, uma imaculada seção rítmica que tocou com Redman em seu lançamento de 2001, “Passage of Time”. A banda primeiro gravou junto em “Beyond”, no ano anterior. Aproximadamente há 20 anos passados, ainda que, entre eles, a harmonia não decaiu. De qualquer forma, o quarteto agora soa mais sábio e mais confiante.

São apresentadas, aqui, sete composições inéditas de Redman, uma coletânea sempre à frente de melodias rúnicas variando em estilo como uma suingante jam funk, a uma balada sentimental. Embora Redman seja o líder, ele trata o grupo como uma instituição democrática, dando amplo espaço para solos dos seus companheiros, particularmente Goldberg, cujos sedutores ataques em registro baixo no início de várias músicas criam um humor misterioso. Rogers estabelece uma firma fundação com suas ressonantes linhas do baixo, enquanto Hutchinson, um antigo colaborador, que aparece no álbum de estreia autointitulado de Redman, em 1993, mantem as coisas fluindo com seu passeio liquefeito nos pratos e batidas crepitantes nos tambores.

Mas é claro que Redman—cujo último álbum, “Still Dreaming”, lançado em 2018, foi um tributo ao seu pai, o falecido saxofonista Dewey Redman—é a principal atração. O som do seu saxofone, seco e ardente, é um dos poucos do jazz moderno, que é instantaneamente identificável. E é um som para saborear, melhor ouvido aqui na faixa título, um lenta e , algo pesarosa, canção. Se Redman parece melancólico, talvez seja porque a passagem do tempo inclina-se para ter este efeito em todos nós.

Faixas

1 Circle of Life (Joshua Redman) 6:55
2 I'll Go Mine (Joshua Redman) 7:14
3 Come What May (Joshua Redman) 6:46
4 How We Do (Joshua Redman) 3:33
5 DGAF (Joshua Redman) 4:48
6 Stagger Bear (Joshua Redman) 6:04
7 Vast (Joshua Redman) 7:48

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Matthew Kassel (JazzTimes)

Nenhum comentário: