playlist Music

domingo, 7 de abril de 2019

NEW YORK ALL-STARS FEATURING ERIC ALEXANDER AND HAROLD MABERN – BURNIN´ IN LONDON (Ubuntu Music)


Quem imaginaria que nos tempos de atuais um CD contemporâneo hard-bop / post-bop ao vivo, soaria tão bom? Gravado no Pizza Express Jazz Club em Londres nos dias 21 e 22 de Novembro de 2017, esta pequena jóia qualifica-o como um vencedor para uma excitação completamente visceral realizada por quatro participantes. Com uma parceria de um veterano da banda, o pianista hábil Harold Mabern, registrando 81 anos ao tempo da gravação, cujo toque aqui é absolutamente incandescente. Seu ex-aluno, o tenorista Eric Alexander “faz fumaça” com um saxofone bem encorpado ao longo do trabalho. O baixista Darryl Hall (não confundir com o músico de rock Daryl Hall) e o austríaco Bernd Reiter na bateria completa a banda e providenciam, verdadeiramente, excelente acompanhamento. 

O trabalho inicia com uma versão vibrante e memorável de "Almost Like Being In Love" de Frederick Loewe e é imediatamente seguida pelo sucesso de Loewe, de My Fair Lady ,"I Could Have Danced All Night", adotando um passo freneticamente satisfatório frenético. Entretanto, as coisas tornam-se mesmo entusiasmante com uma composição inédita de Mabern, "Nightlife In Tokyo", uma estrutura com acorde menor, providenciando um perfeito pano de fundo para o cortante tenor de Alexander.

À canção pop dos anos sessenta, "The Night Has A Thousand Eyes", é dado um moderno tratamento e permanece na memória do ouvinte por mais tempo do que seria possível imaginar.  Outro destaque é uma versão energizada ,mas renegando o cliché, de "Summertime" George Gershwin, na qual Alexander manobra para inserir algumas citações de "A Love Supreme". Esta interpretação em passo rápido deve ser uma das mais originais versões deste standard já gravada, com os All-Stars sintonizando o som do clássico quarteto de Coltrane , às vezes. O New York All-Stars confunde todas as expectativas e claramente demonstra que esta espécie de jazz está muito viva, e que pode realmente incendiar através de quaisquer barreiras. Daí o título completamente preciso.

Faixas: Almost Like Being In Love; I Could Have Danced All Night; Nightlife In Tokyo; It's Magic; The Night Has A Thousand Eyes; Summertime.

Músicos: Eric Alexander: saxofone tenor; Harold Mabern: piano; Darryl Hall: baixo; Bernd Reiter: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:


Fonte: Roger Farbey (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: