playlist Music

segunda-feira, 29 de abril de 2019

ROBERT HURST – BLACK CURRENT JAM (Dot Time)


Aproximadamente, duas décadas após escapar das algemas de ouro da banda do Tonight Show, o nascido em Detroit, Robert Hurst lançou o que se sente como uma das suas mais ambiciosas gravações. “Black Current Jam”, que é um repertório eclético de composições inéditas construído em torno de temas afrocêntricos e cercando uma eclética gama de ritmos e texturas enraizadas no jazz, suportado por um estilo de arranjo moderno e guiado por uma inconfundível abordagem do líder para a guitarra baixo e baixo.   

Seu baixo, adornado e desacompanhado, com sugestões para o início do disco, estabelecendo um balanço escorregadio que corteja a vibração acústica-urbana de “Detroit Day”. Esta faixa referência à terra natal de Hurst, incorpora uma melodia dobrada em vocais e com o saxofone de Rafael Statin; é a primeira de várias faixas organizadora deste projeto, com a ajuda de diferentes vocalistas, as cantoras Brendan Asante e Jillian Hurst, a filha do baixista. O líder altera a perspectiva em uma espécie de visão pan-africana, com a unidade de percussão-e-vocais no balanço de “Two Beats and a Breath”. Lá, o urgente encanto de palavras faladas de Faith C. Hall conecta pontos musicais entre culturas e tradições distintas.

A fervente “Bela” inicia um solo tecnicamente sagaz no baixo guitarra de Hurst, e o grupo convenientemente move-se para ritmos de bossa dentro da suavidade, adequadamente intitulado “Keepin’ It Rio”. Naturalmente, o baterista Nate Winn e o percussionista Pepe Espinosa são exibidos no começo da funkeada “This Is Your Brain on Drums”, e Statin e Hurst tocam em uníssono em “Morse Code and the Time”. Hurst emprega algumas figuras de acorde e inicia o encerramento do álbum em “Happy Nappy” com sua melodia serpenteante, circulando linhas e interligando ritmos, liderando estimulantes exercícios por parte de Statin e com o pianista Ian Finkelstein. Ao longo do trabalho, brilha o toque do baixo de Hurst, mas também seu fervor composicional, que faz de “Black Current Jam” o destaque do pacote.

Faixas

1 Detroit Day    
2 Afromation    
3 Two Beats And A Breath          
4 Bela  
5 Coneys And Vernors  
6 Keepin' It Rio
7 This Is Your Brain On Drums   
8 Morse Code And The Time      
9 At First Sight
10 Happy Nappy

Fonte: Philip Booth (JazzTimes)


Nenhum comentário: