playlist Music

segunda-feira, 1 de abril de 2019

WYNTON MARSALIS SEPTET – UNITED WE SWING : BEST OF THE JAZZ AT LINCOLN CENTER GALAS (Blue Engine)


Pessoas pagam muito para assistir aos grupos de Wynton Marsalis atuar como a Jimmy Buffett, Lenny Kravitz e John Mayer. O conceito é como chama atenção o som, o chamariz para a anual   festividade para angariar fundos para os programas educacionais da Jazz at Lincoln Center. “United We Swing” oferece destaques balançantes de exibições entre 2003-2007 (nem todas, apresentando o hepteto). Consequentemente as faixas mais novas têm em torno de uma década. Como elas se mantêm sem serem novidades? De vez em quando.

Os prós e contra são claramente previsíveis. Não é surpreendente, por exemplo, que a impecável flauta lírica de Audra McDonald prosperaria brilhantemente no vocal sem palavras de “Creole Love Call” de Duke Ellington em que o soul de John Legend tem um hábil toque sutil, que o hepteto de Marsalis apenas acompanha em seu próprio “Please Baby Don’t”. Nem parará qualquer afeição, na qual Mayer soa como imitação e sem alma cantando “I’m Gonna Find Another You” com o noneto de jazz como ele faz em todo lugar, ou no esforço de Buffett em “Fool’s Paradise” com uma banda de 10 membros, contendo um pouco para recomendá-lo a qualquer fã.

Há poucas surpresas, apesar das colunas do voto a favor e ao contrário. “Mean Old Man” de James Taylor é uma adorável peça, graças ao arranjo melodioso e ao suntuoso solo de trompete de Marsalis. Um tratamento com muita improvisação jazzística de New Orleans (também por parte de Marsalis) em “Are You Gonna Go My Way” de Kravitz promete simplicidade, em vez da excitantemente efetiva melancolia. Em outra parte, ainda que o arranjo de Marsalis realiza a improvável façanha de drenagem da perspicácia e tempero de “It Takes a Lot to Laugh, It Takes a Train to Cry” de Bob Dylan (o vocal desinteressado de Dylan não ajuda), e a Carrie Smith apresenta “Empty Bed Blues” com excelente brandura. Afortunadamente, o rendimento destas festividades foi mais consistente que o esquema.    

Faixas

1 The Last Time (Tradicional) 4:15
2 It Takes a Lot to Laugh, It Takes a Train to Cry (Bob Dylan) 4:31
3 I'm Gonna Move to the Outskirts of Town (Roy Jordan / William Weldon) 3:46
4 I'm Not Rough (Lil Hardin Armstrong / Louis Armstrong) 3:03
5 Creole Love Call (Duke Ellington) 3:12
6 Milk Cow Blues (Kokomo Arnold) 4:19
7 I'm Gonna Find Another You (John Meyer) 2:44
8 My Baby Don't Tolerate (Lyle Lovett) 3:46
9 The Worst Thing (Natalie Merchant) 6:43
10 Please Baby Don't (John Roger Stephens) 4:06
11 Mean Old Man (James Taylor) 3:27
12 Are You Gonna Go My Way (Lenny Kravitz / Craig Ross) 7:36
13 Fool's Paradise (David Avid / Johnny Fuller / Robert Goddins) 4:22
14 Empty Bed Blues (James C. Johnson) 4:04
15 I Wish I Knew How It Would Feel to Be Free (Richard Carroll Lamb / William Taylor) 5:35
16 What Have You Done? (Wycliffe Gordon) 5:04

Fonte: Michael J. West (JazzTimes)


Nenhum comentário: