playlist Music

quinta-feira, 2 de maio de 2019

BEHN GILLECE – PARALLEL UNIVERSE (Posi-Tone)


Falando claramente, há duas espécies de fãs de jazz: estes que amam as vibrações e aqueles que não o fazem. Aqueles que estão na primeira categoria reverenciam Milt Jackson e acreditam que o vibrafone, nas mãos certas, podem invocar mistério emocional como nenhum outro instrumento. Aqueles que estão na segunda categoria, aparentemente, pensam no som dele com um xilofone de brinquedo.

Muito menos, novos vibrafonistas vêm ao lado, dizem, de pianistas ou guitarristas. E com a morte de Bobby Hutcherson em 2016 e a aposentadoria de Gary Burton em 2017, você poderia discutir que o mundo dos vibrafones têm recentemente sofrido uma perda de rede.  

Benvindo à cena Behn Gillece, não é um inovador, mas um praticante muito capaz do instrumento em questão. “Parallel Universe” é atrativo, tecnicamente perspicaz no jazz tradicional. Gillece compartilha a linha de frente e o espaço solo com dois promissores instrumentistas emergentes, o saxofonista tenor Stacy Dillard e o trompetista Bruce Harris. Os outros membros do sexteto são o pianista Art Hirahara, o baixista David Wong e o baterista Rudy Royston. Gillece afirma que o título é para introverter e extroverter cada músico. “Parallel Universe” vem firme no lado da extroversão. Estas faixas , em sua maioria, incandesce.

Gary Burton, um vibrafonista que ele conheceu foi melhor instrumentista que compositor, foi um grande intérprete de um grande repertório. Gillece, como muitos dos músicos de jazz de hoje, grava suas próprias músicas. Suas 11 canções são bem-feitas, cuidadosamente compassadas, harmonicamente cultas, genéricas e esquecíveis. No jazz corrente há um elefante na sala que ninguém quer falar sobre: uma premência para interpretar música original. É destinado a expandir a forma de arte, mas a limita. “Parallel Universe” vem a ser impulsionado apenas quando os solos iniciam. Seria interessante ouvir seu talentoso sexteto aplicar a voz da banda para material mais robusto.

Faixas

1 Break the Ice (Behn Gillece) 5:11
2 Bossa for R.M. (Behn Gillece) 5:54
3 Parallel Universe (Behn Gillece) 6:29
4 Ready for Tomorrow (Behn Gillece) 5:07
5 Smoke Screen (Behn Gillece) 4:32
6 Eviscerate (Behn Gillece) 3:04
7 Downpour (Behn Gillece) 4:53
8 Shadow of the Flame (Behn Gillece) 5:36
9 Evening Glow (Behn Gillece) 7:16
10 Alice’s Journey (Behn Gillece) 4:42
11 Candle in the Dark (Behn Gillece) 5:13

Fonte: Thomas Conrad (JazzTimes)

Nenhum comentário: