playlist Music

terça-feira, 28 de maio de 2019

BETTY CARTER – THE MUSIC NEVER STOPS (Blue Engine)


Como pode ser, já fazem 20 anos que Betty Carter nos deixou? Uma intérprete extraordinária com recursos para improvisação e energia ilimitada, ela iluminou novas trilhas como músico, mulher de negócios e líder talentosa de bandas. Criminosamente pouco gravada durante suas décadas formativas, ela teve que lançar seu próprio selo Bet-Car para registrar a si mesma em completo florescer, começando aos 40 anos com seu clássico álbum de 1970, “At the Village Vanguard”. O primeiro lançamento de músicas não ouvidas de Carter em quase 30 anos, é mais que uma benvinda adição para sua discografia subnutrida. A “Music Never Stops” preenche um capítulo crucial de final de carreira, documentando Carter em suas maiores ambições.

É duro imaginar um acontecimento de jazz em Nova York na noite expansiva em 1992, o programa da Jazz at Lincoln Center, que apresentou Carter acompanhada por três diferentes trios, uma orquestra de jazz completa com seu antigo pianista John Hicks, e uma seção de cordas. Há muitos destaques para detalhar, mas alguns momentos destacam-se pela sua capacidade artística eterna. Carter serpenteia em torno do arranjo de Melba Liston para “Make It Last” para orquestra e cordas, é suntuosamente estonteante. Ela muda o mecanismo com excelente calibre em um extenso interrogativo medley para “Why Him?”, “Where or When” e “What’s New?” acompanhado por jovens protegidos como Cyrus Chestnut, Ariel Roland e Greg Hutchinson (que são a excelência  do acompanhamento).

Em uma prévia do seu inspirado álbum ao vivo de 1994, “Feed the Fire”, Carter e Geri Allen sondam as profundidades do desespero em “If I Should Lose You”. É uma rara permanência dentro de uma compaixão por uma cantora que tendeu a manter o lado solar (ou alegre), como um outra proeza galopante com o trio de Chestnut durante a própria peça de Carter de recomendação para uma simples mulher, “Firme!”. Que mulher.

Fonte: ANDREW GILBERT (JazzTimes)

Nenhum comentário: